Entre janeiro e abril de 2022, a infração mais cometida no trânsito de Goiânia foi a de dirigir acima da velocidade. Nos quatro primeiros meses do ano, foram 135,3 mil casos registrados e o número pode ser maior, uma vez que a computação dos dados de abril ainda não foi finalizada. As informações são de levantamento da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM).
Dirigir acima da velocidade que a via permite representa 60% de todas as infrações cometidas no trânsito da capital este ano (222,7 mil). No ranking da SMM elencou as dez principais infrações. Em segundo lugar (com 24,9 mil casos), vêm os casos em que os motoristas transitam por locais exclusivos ao transporte público.
A terceira infração mais comum em Goiânia é a de avançar o sinal vermelho do semáforo, com pouco mais de 15 mil casos. Depois, vem a irregularidade de parar em local ou horário proibidos, cujo número foi de 14,6 mil. Em quinto lugar estão os 4,8 mil motoristas que pararam sobre a faixa de pedestre na mudança de sinal.
Apenas nos quatro primeiros meses de 2022, 45 pessoas morreram vítimas de acidentes em Goiânia. Destas, 30 estavam em motos, seja como condutores ou como passageiros – cerca de 67% do total -, segundo dados da Delegacia Especializada em Investigações de Crimes de Trânsito (Dict). Outras seis pessoas foram atropeladas, cinco eram ciclistas e as outras quatro estavam em carros.
Confira o ranking completo da SMM: