Um dirigível do São Paulo Futebol Clube caiu em Osasco, nesta quarta-feira, 25, na Grande São Paulo, atingindo algumas casas no bairro Jardim Veloso. O incidente ocorreu por volta das 12h, e deixou uma pessoa levemente ferida, que foi socorrida pelo Samu e encaminhada a um hospital local.
O dirigível, que exibia mensagens como “Vamos São Paulo” e “Torcida que conduz”, havia sido contratado pelo clube para uma ação promocional antes do jogo contra o Botafogo, válido pelas quartas de final da Conmebol Libertadores. A aeronave estava realizando um voo de teste autorizado pela ANAC e partiu de Carapicuíba, preparando-se para um sobrevoo noturno programado para acontecer na região do estádio Morumbi.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o dirigível cai sobre as casas e em fios elétricos, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a empresa Enel, que precisou desenergizar a área para possibilitar a remoção segura da estrutura.
Em nota, o São Paulo lamentou o ocorrido e afirmou que a empresa responsável pelo dirigível, Airship do Brasil, já havia prestado serviços semelhantes ao clube durante a final da Copa do Brasil em 2023, sem incidentes. O clube reforçou que está prestando suporte aos envolvidos e que, felizmente, não houve feridos graves.
O dirigível, fabricado em 2020, está registrado no Registro Aeronáutico Brasileiro com situação de aeronavegabilidade normal, tem capacidade para cinco passageiros e não pode ser utilizado para táxi aéreo.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)