Disco ‘Mormaço de fogueira’ celebra o Nordeste com Elba Ramalho e Flávio José: lançamento no Dia do Nordestino

disco-mormaco-de-fogueira-celebra-o-nordeste-com-elba-ramalho-e-flavio-jose3A-lancamento-no-dia-do-nordestino

Juzé exalta quentura do Nordeste com Elba Ramalho, Maciel Melo e Juliana Linhares no EP ‘Mormaço de fogueira’

O cantor Flávio José também participa do disco lançado hoje, 8 de outubro, Dia do Nordestino.

Juzé alinha seis músicas e duas poesias nas oito faixas do disco ‘Mormaço de fogueira’ — Foto: Max Brito / Divulgação

Juzé escolheu a data de hoje, 8 de outubro, Dia do Nordestino, para lançar Mormaço de fogueira, disco autoral com seis músicas e duas poesias que pode ser caracterizado como EP por durar somente 22 minutos e meio.

Um ano após o EP Doce confeito mel (2024), o cantor e compositor paraibano Antônio José de Abrantes Neto – projetado como Juzé em dupla com o conterrâneo Lukete – exalta a quentura da região natal em disco que se afina com o tom do single Nordeste destino (2023), única música autoral do EP Mormaço de fogueira já previamente lançada.

Com produção musical de Jefferson Brito, o disco mostra Juzé ao lado de quatro cantores nordestinos. Com a conterrânea Elba Ramalho, uma das vozes mais valentes do Nordeste, o feat acontece na música Fé em quem me deu valor, parceria de Juzé com Felipe Alcântara.

Com Flávio José, cantor paraibano associado ao universo do forró e muito conhecido dentro das fronteiras da nação nordestina, Juzé canta o xote Agarrado. Cabe ressaltar que Flávio José é voz presente nas afetivas memórias juninas de Juzé na João Pessoa (PB) natal.

Cantora potiguar projetada nos correntes anos 2020, Juliana Linhares é a convidada de Juzé em Saudade coração, canção romântica de nostalgia macia.

Única música situada fora do trilho autoral do EP Mormaço de fogueira, Tampa de pedra é xote da lavra do cantor e compositor pernambucano Maciel Melo, tendo sido apresentada por Melo há 25 anos no álbum Isso vale um abraço (2000). Juzé reabre Tampa de pedra com o próprio Maciel Melo.

Os versos do poema Nordeste me veste (Juzé e Juliette Freire) – “Nordeste, tu que me veste de tanto / De vida, de luta e de povo… / Se eu fosse nascer de novo / Pedia um pedido ao divino / Eu vinha de novo menino / Filho de um cabra da peste / Ser cidadão do Nordeste / Feliz por ser nordestino” – abrem o EP Mormaço de fogueira, dando pista quente do disco em que Juzé também canta Rede no cangote, tema autoral composto com inspiração nos temais mais dengosamente sensuais dos repertórios forrozeiros de Luiz Gonzaga (1912 – 1989) e Dominguinhos (1941 – 2013).

No corpo poético do disco, Juzé também expele Catarro no peito com a quentura que abrasa o EP Mormaço de fogueira.

Capa do EP ‘Mormaço de fogueira’, de Juzé — Foto: Max Brito

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp