Discussão entre vereadores de Modelo em SC: Neuro chama colega de ‘piá pançudo’

discussao-entre-vereadores-de-modelo-em-sc3A-neuro-chama-colega-de-pia-pancudo

VÍDEO: Vereador chama outro parlamentar de ‘piá pançudo’ em sessão no Oeste de
Santa Catarina

A expressão ‘piá pançudo’ é utilizada para caracterizar homens que têm atitudes infantis consideradas inadequadas para a sua idade. O parlamentar alvo da fala registrou um boletim de ocorrências após o episódio que ocorreu na cidade de Modelo.

Vereadores de Modelo, localizada no Oeste de Santa Catarina, se envolveram em uma discussão durante uma sessão no plenário do legislativo. O vereador Neuro Gonçalves Barboza (PSDB) chamou Lucas Felipe Eichler (MDB) de ‘piá pançudo’, termo que é conhecido no sul do Brasil como uma forma de descrever homens que agem de forma infantil para a sua idade.

A sessão tumultuada ocorreu na segunda-feira (7) e teve repercussão na pequena cidade que conta com cerca de 4 mil habitantes, localizada a 68 quilômetros de Chapecó. O vereador criticado por Barboza decidiu registrar um boletim de ocorrências contra o colega de câmara.

A discussão teve início quando Barboza repreendeu o colega parlamentar por não debater projetos importantes durante o seu tempo de fala, optando por elogiar outras pessoas. O político chegou a afirmar: “Isso é coisa de ‘piá pançudo’ falar”. A situação se intensificou com o desligamento do microfone de Barboza e pedidos de ordem por parte de outros vereadores.

Lucas Felipe Eichler emitiu uma nota condenando as atitudes do vereador Barboza, afirmando que tais comportamentos prejudicam a imagem do poder legislativo municipal, criando uma imagem negativa da Câmara de Vereadores como um local de tumulto, ao invés de discussões relevantes para a população.

A reportagem tentou contato com Barboza, sem sucesso, enquanto a assessoria jurídica da Câmara de Vereadores de Modelo avalia se irá se manifestar sobre o assunto. Além disso, foi solicitado esclarecimentos à Polícia Civil em relação ao boletim de ocorrências registrado por um dos parlamentares.

Lucas Felipe Eichler, do MDB, expressou seu descontentamento com a conduta do vereador Neuro, ressaltando seu comprometimento com transparência, eficiência e bom uso dos recursos públicos. Apesar do incidente, Eichler reforçou seu compromisso de mudar a política brasileira, destacando a importância de um ambiente legislativo mais respeitoso e produtivo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp