A Disney decidiu sair da TV paga e encerrar canais no Brasil, uma reformulação que entra em vigor a partir de fevereiro. A empresa irá descontinuar a transmissão de diversos canais de TV por assinatura que marcaram época no país. Essa mudança reflete a estratégia da companhia de concentrar seus esforços no Disney+, que passará a incorporar o conteúdo dos canais que serão desativados.
Entre os canais afetados por essa decisão da Disney estão Star Channel, FX, Cinecanal, Nat Geo, Disney Channel e Baby TV. A versão nacional da ESPN permanecerá ativa, pelo menos por enquanto, mantendo seus diversos canais disponíveis para os assinantes dos planos de TV a cabo.
Operadoras como a Claro e a Sky já foram informadas da decisão da empresa de encerrar a maioria de suas atividades. A Disney confirmou essa decisão, alegando que todos os canais estavam apresentando audiências consideradas baixas.
As mudanças tecnológicas, especialmente com o crescimento do streaming, têm impactado as TVs por assinatura. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que quase metade dos clientes abandonou o serviço nos últimos 10 anos. Em fevereiro de 2024, o número de assinantes é de 10,1 milhões, uma queda significativa desde 2014, quando o serviço atingiu seu pico de 19,6 milhões de assinantes.
Desde então, a TV por assinatura vem perdendo clientes constantemente, com uma queda de quase 50% em 10 anos, totalizando 9,5 milhões de assinantes a menos. A cifra atual é a mais baixa em 14 anos de medição, se aproximando do menor número registrado em 2010, quando o serviço contava com 9,6 milhões de assinantes.
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