Disputa entre duas chapas movimenta eleições do maior plano de saúde bucal do país em Goiás

Disputa entre duas chapas movimenta eleições do maior plano de saúde bucal do país em Goiás

Em Goiânia há 40 anos, a Uniodonto realiza na próxima terça-feira, 28, a eleição para a nova mesa diretora da cooperativa. A chapa 02, “O Cooperado Pode Mais”, enfrenta a atual gestão, a chapa 1, “Uniodonto Conectada.

A chapa O Cooperado Pode Mais, diz que atual diretoria está no comando há 15 anos e, cita que estagnou na entrega de rendimento aos cooperativistas. Resultado disso, é a insatisfação dos odontólogos com a falta de atualização da tabela de procedimentos, o que acaba interferindo diretamente no ganho dos cooperados. Nesse aspecto, a relatos que muitos procedimentos são pagos a baixo do preço de custo, o que muitas vezes impacta na receita do cooperativista.

Outra ponto mostrado pelo grupo de oposição chapa 2, é a perca de usuários do plano odontológico. Segundo o candidato a presidente da oposição, Alan Panarello, diz que atual diretoria não consegue explicar os 80 mil usuários que saíram do plano, resultados financeiros de sobras aquém do esperado “O resultado negativo é considerado fruto de má administração da atual gestão. Não adianta ficar falando de números se não sentimos no caixa da nossas empresas os resultados positivos.” pondera.

Buscando sempre melhorias e valorização do profissional, o cooperativismo age a favor dos usuários e cooperados. A Uniodonto está no mercado da odontologia por meio do cooperativismo, a fim de trazer benefícios aos usuários, mas também aos cooperados.

A “Uniodonto Conectada”, que busca a manutenção do poder de 15 anos, propõe aumentar em 30% os usuários nos próximos 4 anos. Mas, foi durante a gestão da atual diretoria que, busca reeleição, a evasão de quase 80 mil usuários. Para colocar em prática a proposta, seriam necessários aproximadamente 10 mil usuários por ano para corrigir a evasão.

Votam quase 500 cooperados, distribuídos por Goiás, que atendem mais de 130 mil usuários. Para exercer o direito de votar, o cooperado deve acessar um link que será disponibilizado no dia da votação, 28. O pleito começa às 12h e vai até às 18h.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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