De denúncias de violência a informações: Disque Idoso completa um ano com mais
de 13 mil atendimentos no RJ
Em um ano, canal do Governo do Estado recebeu 13,5 mil ligações e mais de 4 mil
acessos ao aplicativo que orienta, acolhe e encaminha casos envolvendo a
população idosa.
Disque Idoso completa um ano com mais de 13 mil atendimentos no RJ —
Foto: Divulgação
O Disque Idoso 165, serviço do Governo do Estado voltado para a proteção e
orientação da população acima de 60 anos, completa um ano de funcionamento nesta
quinta-feira (23). Nesse período, o canal recebeu 13,5 mil ligações e registrou
mais de 4 mil downloads do aplicativo.
Criado pela Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável
(Seijes), o Disque Idoso tem como objetivo oferecer acolhimento, escuta e
encaminhamento de casos de violência, além de tirar dúvidas sobre direitos,
benefícios e serviços públicos disponíveis.
“O Disque Idoso 165 representa o compromisso com o cuidado e o respeito às
pessoas idosas. Temos profissionais qualificados para esse processo de escuta e
orientação, garantindo que seus direitos sejam preservados”, afirmou o
governador Cláudio Castro.
Entre as principais demandas registradas estão denúncias de violência (35,2%),
conflitos familiares (12,5%), informações sobre serviços (9,6%), conflitos com
vizinhos (6,7%) e reclamações (6,2%).
Os municípios com maior número de atendimentos via telefone foram Rio de Janeiro
(3.407), São Gonçalo (246), Duque de Caxias (225), Niterói (223) e Nova Iguaçu (217).
“O Disque Idoso é uma ferramenta essencial para garantir que cada pessoa idosa
tenha voz e acesso à proteção. É um serviço que acolhe, orienta e atua na defesa
dos direitos”, destacou o secretário Alexandre Isquierdo.
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A central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com equipe preparada
para receber as chamadas e encaminhar os casos aos órgãos competentes.
O aplicativo “Disque Idoso 165”, disponível para Android e iOS, ganhou uma nova
versão (2.0) mais intuitiva e funcional. Pelo aplicativo, o usuário pode
conversar com atendentes, registrar ocorrências e consultar informações sobre
direitos e serviços públicos. O sistema também conta com um “botão de pânico”,
que aciona diretamente a Polícia Militar em situações de urgência.