Distrito Federal instala câmeras em passagens do Plano Piloto: fase de testes em andamento.

distrito-federal-instala-cameras-em-passagens-do-plano-piloto3A-fase-de-testes-em-andamento

O Distrito Federal começou a instalar câmeras de segurança em passagens subterrâneas do Plano Piloto. O equipamento está em fase de testes. Já foram instaladas câmeras em uma passagem da Asa Norte e em três da Asa Sul.

O governo do Distrito Federal começou a instalar câmeras de segurança nas passagens subterrâneas do Plano Piloto. O equipamento está em fase de testes. As passagens subterrâneas do Plano Piloto são túneis para pedestres que conectam quadras e áreas centrais de Brasília. Há décadas, elas recebem críticas por serem mal iluminadas, pouco movimentadas e, por isso, associadas a riscos de assaltos e insegurança.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do DF disse que o processo de instalação de câmeras acontece por meio de tratativas com a Novacap e envolve a participação da Polícia Militar, Neoenergia e outros órgãos. Até este início de fevereiro, foram instaladas câmeras na quadra 103/203 da Asa Norte, que estão em fase de testes, e nas quadras 102, 104 e 106 da Asa Sul, que ainda não funcionam. A secretaria informou que as unidades aguardam a conclusão de detalhes técnicos da Neoenergia.

Ainda não há uma data confirmada para o fim da fase de testes dos equipamentos. Em entrevista para a TV Globo na manhã desta quarta-feira (4), o secretário de Segurança, Sandro Avelar, disse que o objetivo é instalar o equipamento em todas as passagens da Asa Norte e da Asa Sul. Em julho de 2025, a Polícia Militar do DF reconheceu a insegurança nas passagens subterrâneas. Já em novembro, foi aprovado um projeto que previa a instalação de câmeras de monitoramento em passarelas e passagens subterrâneas de Brasília.

Segundo a Novacap, foram destinados R$1.686.509,28 para a manutenção das passagens subterrâneas do Eixo Rodoviário (Eixão / DF-002), no Plano Piloto. Durante esse período, cinco intervenções foram realizadas nos trechos sul e norte, abrangendo as passagens 102/202 Sul (próximo ao Hospital de Base), 104/204 Sul, 106/206 Sul, 108/208 Sul e 104/204 Norte. As ações de manutenção envolveram reparos em revestimentos de pisos e paredes, substituição de grelhas de captação de águas pluviais e outras melhorias.

A Secretaria de Segurança Pública do DF informou que o processo de instalação de câmeras para monitoramento das passagens subterrâneas está em andamento, por meio de tratativas entre a Novacap e a SSP, envolvendo também a participação da PMDF, Neoenergia e outros órgãos. Até o momento, a infraestrutura foi concluída e os equipamentos instalados em três passarelas na Asa Sul e uma na Asa Norte. Cada local conta com quatro câmeras, sendo duas voltadas para o Eixo W e duas para o Eixo L. O monitoramento será realizado de forma conjunta pelos Centros de Monitoramento da SSP e da Novacap.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp