Pelo segundo dia consecutivo, DE bate temperatura mais alta do ano; umidade caiu
a 9%, diz Inmet
Temperatura foi de 35,7 ºC na estação de Águas Emendadas, em Planaltina. Segundo
Inmet, próximos dias devem continuar quentes.
O Distrito Federal registrou, pelo segundo dia consecutivo, o dia mais quente de 2025 até agora. Nesta quinta-feira (11), os termômetros marcaram 35,7 ºC na estação de Águas Emendadas, em Planaltina, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na estação Brasília, no Sudoeste, a temperatura foi de 32,9 ºC — também a maior do ano.
A umidade do ar chegou a 9%, no Gama, se igualando a menor do ano, registrada em 22 de agosto, em Brazlândia.
De acordo com o meteorologista Olívio Bahia, do Inmet, a expectativa é que os próximos dias sejam ainda mais quentes e secos, sem previsão de chuva até o fim de setembro. Caso o período chuvoso atrase, outubro pode registrar temperaturas ainda mais altas e índices de umidade mais baixos. Em 2024, DE enfrentou a maior seca da história, com 167 dias sem registro de chuva.
Historicamente, o dia mais quente do Distrito Federal foi registrado no dia 9 de outubro de 2020, quando a temperatura chegou a 37,8 °C, na estação de Águas Emendadas. Na estação Brasília, a maior temperatura ocorreu em 8 de outubro de 2020, com 36,5 °C.
A estiagem atinge DE de forma diferente em cada região. O último registro de chuva ocorreu no Gama, em 30 de agosto — há 12 dias. Na estação Brasília, já são 111 dias sem chuva; na estação Águas Emendadas, são 133 dias.
O período seco afeta diretamente a saúde e o bem-estar da população. DE detalhou recomendações específicas para crianças, adultos, idosos, pets e plantas. Baixa umidade, calor e seca podem causar problemas à saúde.
Leia mais notícias sobre a região no DE.