Press "Enter" to skip to content

DIU some dentro de mulher e aparece em local inusitado

Última atualização 25/04/2023 | 16:27

Uma mulher, de 30 anos, deu entrada em um hospital dois meses após colocar o dispositivo intrauterino (DIU) achando que estaria grávida. Porém, após exames, os médicos descartaram uma possível gravidez e constataram que o dispositivo estaria perdido dentro dela.

A paciente, que não quis ser identificada, havia colocado o DIU um ano após o parto do primeiro filho. Ela contou aos profissionais que o procedimento para a inserção foi difícil e os cinco dias seguintes foram marcados por um desconforto pélvico que, em seguida, passou. Porém, procurou atendimento achando que pudesse estar gestante.

Ao ser examinada pelos médicos foi notificada por eles que não encontraram os fios do DIU na vagina dela, principalmente, no exame de ultrassonografia transvaginal, o que os deixou surpresos. Em seguida, solicitaram uma tomografia computadorizada e uma colonoscopia, que revelaram que o dispositivo havia se movido e estava localizado a 11 centímetros de profundidade no reto da mulher.

O caso ocorreu em Jaber Al-Ahmad, no Kuwait e a notícia foi publicada no portal de medicina, International Journal Of Surgery Case Reports. No documento, os profissionais da saúde afirmam que a paciente corria risco de peritonite, infecção do revestimento interno do estômago, pois o DIU estava perfurando a lateral do reto.

Ainda de acordo com os médicos, estudos mostram que uma em cada mil mulheres têm o útero perfurado após colocar o DIU no mundo.