Divino Barreiras Alimentos: Vencedora do Melhor Pão Francês da Bahia

A Divino Barreiras Alimentos, uma padaria que está no mercado há menos de seis meses, foi a grande campeã da regional Oeste do concurso “Melhor Pão Francês da Bahia”. O evento aconteceu no dia 18 de novembro e contou com a participação de 17 panificadoras da região. A empresária Jéssica Ribeiro, emocionada, comemorou a conquista, que foi uma grande surpresa para sua equipe. “Apesar de trabalhar duro todos os dias, a gente nunca imagina que vai ganhar. Esta vitória serve de incentivo para continuar com esse trabalho de qualidade”, afirma a empresária.

O primeiro colocado participa da fase estadual do concurso que acontece no dia 27 de novembro, em Salvador. Entre os destaques, a panificadora Trigo Dourado, que funciona há quatro anos na cidade de Oliveira dos Brejinhos, ficou com a segunda colocação. “Eu sou muito crítico com o pão francês e sempre busco melhorar. Acredito que iniciativas como esta do Sebrae são fundamentais para elevar a qualidade dos produtos na Bahia. Estou muito feliz com o resultado”, disse o empresário Alessandro Santana.

O Supermercado Safra, também de Barreiras, conquistou a terceira posição. O empresário Fred Costa, destacou a importância da competição para a melhoria do pão francês. “Esse resultado foi significativo. Concorrendo com tantas outras panificadoras de várias cidades da região, ficar em terceiro lugar é um grande reconhecimento para nós. Quero elogiar a iniciativa do Sebrae porque toda vez que você trabalha para melhorar a qualidade de algo numa região, é excepcional, isto eleva o espírito das pessoas, surge a competitividade que traz um produto melhor, que faz com que as coisas realmente sejam feitas com mais carinho, amor e dedicação”, considera Fred Costa.

A gerente do DE em Barreiras, Adriana Morais, comemorou o sucesso do concurso, destacando o impacto positivo na região. “Mais do que premiar, estamos valorizando o pão francês, um produto tão presente no nosso cotidiano, e dando a esses pequenos negócios a oportunidade de melhorar e se destacar no mercado”, disse a gerente, demonstrando entusiasmo para a etapa estadual, afirmando que o concurso vai contribuir para o crescimento contínuo da qualidade da panificação baiana.

A Divino Barreiras Alimentos foi premiada com um troféu, certificado de participação, 10 sacas de farinha de trigo, um vale-compras no valor de R$ 1 mil em produtos Adinor, além de R$ 300 para a padeira e uma dólmã, vestimenta tradicional usada durante o trabalho. A padaria também ganhou uma inscrição gratuita na próxima turma do Empretec. Já as panificadoras que ocuparam o segundo e terceiro lugares receberam troféu, certificado e sacas de farinha de trigo como reconhecimento pelo desempenho, e todas as 17 padarias participantes receberam um diagnóstico da equipe técnica sobre a qualidade de seus produtos.

“Foi muito gratificante participar desse momento histórico. Pela primeira vez, o DE realizou um concurso como este para avaliar a qualidade do pão francês do nosso estado. Parabenizo todas as empresas que participaram da primeira edição do concurso, em especial a Panificadora Divino, vencedora da etapa regional. No dia 27, estaremos em Salvador e tenho certeza de que traremos o título estadual para a região Oeste”, conclui o analista técnico e gestor do concurso, Danilo Ivo.

O concurso do DE Bahia tem como objetivo elevar os padrões do pão francês no estado, avaliando aspectos como crosta, miolo, aroma e textura, de acordo com os critérios da ABNT NBR 16170.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lar de idosos em Salvador é fechado após descumprir notificação da vigilância sanitária: MP-BA age

Lar de idoso é fechado em Salvador após descumprir notificação de interdição da vigilância sanitária

Ação foi comandada pelo Ministério Público da Bahia nesta terça-feira (10).

1 de 2 Lar de idosos foi fechado nesta terça-feira (10) em Salvador — Foto: MP-BA

Lar de idosos foi fechado nesta terça-feira (10) em Salvador — Foto: MP-BA

O Lar de Idosos Nossa Senhora das Candeias, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador, foi fechado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) nesta terça-feira (10). Segundo o órgão estadual, o local, que atendia 15 idosos, já havia sido parcialmente interditado pela Justiça em maio deste ano.

O empreendimento foi fechado porque descumpriu a notificação de interdição da vigilância sanitária. Além disso, os idosos atendidos não foram reinseridos nas suas famílias ou transferidos para instituições de acolhimento após o recebimento da notificação.

Esse não é o primeiro lar de idosos fechado na capital baiana neste ano. Em setembro, um empreendimento que funcionava irregularmente em um imóvel da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), no bairro da Liberdade, foi desativado devido a condições precárias.

2 de 2 Local foi fechado após descumprir determinações judiciais — Foto: MP-BA

Local foi fechado após descumprir determinações judiciais — Foto: MP-BA

Conforme informado pelo MP-BA, o fechamento do Lar de Idosos Nossa Senhora das Candeias acontece após diversas tentativas de resoluções. Segundo o órgão, os responsáveis pelo local ignoraram o alerta final para o cumprimento da determinação judicial, em outubro deste ano.

Após a data, o MP-BA foi até o local e fez uma nova inspeção. Nela, foi constatado que não houve nenhuma mudança e que cinco novos idosos foram acolhidos.

Depois do fechamento, a retirada dos idosos será feita pelos órgãos municipais, com posterior acolhimento em local apropriado, que não foi divulgado.

Veja mais notícias do estado de Bahia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp