Podem sacar os recursos os trabalhadores cadastrados no Fundo entre 1971 até 4 de outubro de 1988 e que ainda não retiraram o saldo total de cotas em suas contas individuais
O governo do presidente Michel Temer divulgou hoje o calendário de pagamento das cotas do PIS/Pasep para pessoas com mais de 60 anos, com início em 24 de janeiro, em mais uma medida para estimular a economia e prevendo a injeção de 7,8 bilhões. De acordo com o Ministério do Planejamento a iniciativa beneficiará 4,5 milhões de cotistas.
Em 2017, o governo já tinha anunciado uma medida igual, mas voltada para homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 62 anos, estimando a injeção de 15,9 bilhões na economia. Agora em relação a este grupo mais velho, o pagamento das cotas será retomado a partir de hoje nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
A nova rodada de saque de cotas do PIS/Pasep foi definida por Medida Provisória e editada pelo governo no fechamento de 2017, reduzindo a idade mínima para o saque. Assim, podem sacar os recursos os trabalhadores cadastrados no Fundo entre 1971 até 4 de outubro de 1988 e que ainda não retiraram o saldo total de cotas em suas contas individuais.
Está medida irá liberar aos trabalhadores recursos a que já tinham direito, mas em condições que serão agora facilitadas, nos moldes dado ao saque de contas inativas do FGTS, que liberou 44 bilhões em 2017.