DMAE assume operacionalização da represa Saturnino de Brito em Poços de Caldas – MG: garantia de abastecimento de água.

dmae-assume-operacionalizacao-da-represa-saturnino-de-brito-em-pocos-de-caldas-mg3A-garantia-de-abastecimento-de-agua

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) assumiu a operacionalização da represa Saturnino de Brito, em Poços de Caldas (MG). O objetivo principal é garantir a captação de água da ETA 1, assegurando o abastecimento da região. Em parceria com a DME Participações, proprietária da área da represa, foi firmado um acordo com duração inicial de dois anos, podendo ser prorrogado conforme a necessidade.

Para otimizar a captação de água, o DMAE planeja realizar ajustes na estrutura da represa Saturnino de Brito. Será contratado um escritório de engenharia para realizar um estudo detalhado das condições físicas e estruturais da represa, visando aumentar a capacidade de reservação. A expectativa é que já no próximo ano seja possível normalizar o abastecimento durante o período de seca. Além disso, está prevista a instalação de uma comporta a jusante da represa, conectada ao sistema operacional automatizado e remoto do DMAE, com recursos de Inteligência Artificial.

Construída em 1928 com o intuito de conter as enchentes que afetavam o centro da cidade, a represa Saturnino de Brito tem capacidade de reservação de 4.665.600 m³, sendo a segunda maior de Poços de Caldas, atrás apenas da Represa do Cipó, que armazena 8.232.750 m³. A obra foi realizada pelo engenheiro hidráulico e sanitarista Saturnino de Brito, com material importado da Europa. Com o passar dos anos e mudanças nas demandas da cidade, a represa passou a abastecer o sistema de fornecimento de água potável na região.

A captação do DMAE ocorre à jusante da barragem da represa Saturnino de Brito e segue para a ETE 1 São Benedito, onde a água recebe tratamento antes de ser distribuída para a região leste de Poços de Caldas. A ação do departamento visa garantir o abastecimento de água potável na cidade, reforçando a importância da represa para o sistema de distribuição local.

Com essas medidas, o DMAE e a DME Participações esperam assegurar a eficiência e a disponibilidade de água para a população de Poços de Caldas. A parceria entre os órgãos públicos e privados reforça o compromisso com o fornecimento de um recurso essencial, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento da região. A represa Saturnino de Brito desempenha um papel fundamental nesse processo, contribuindo para a garantia do abastecimento de água na cidade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp