DNIT: Análise aponta 108 obras paralisadas em todo o país. Ponte que ligava Tocantins ao Maranhão desabou.

Responsável por ponte que caiu, Dnit tem 108 obras paralisadas no país

Outras 973 obras do Dnit estão em execução. Ponte que desabou ligava Tocantins ao Maranhão

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit [https://www.gov.br/dnit/pt-br]) – responsável pela ponte que desabou entre Tocantins e Maranhão – soma 108 obras paradas em todo o país, mostram dados do Tribunal de Contas da União (TCU) analisados pela coluna. Tratam-se de serviços estagnados de recuperação, manutenção e conservação de rodovias federais e pontes.

O valor previsto de investimento nessas obras é de R$ 3,7 bilhões.

Outras 973 obras estão em andamento, segundo o painel do TCU. O Dnit, vinculado ao Ministério dos Transportes, é responsável por vias de navegação, ferrovias e rodovias federais.

O número de obras em execução caiu em relação aos últimos anos, assim como o total de paralisadas. O ano passado tinha 250 paradas e 1.551 em andamento, ante as 277 suspensas e as 1.680 em construção em 2022.

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A Ponte Juscelino Kubitschek, que desabou no último domingo (22/12), ligava Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA). No balanço atual, já são nove mortos e oito desaparecidos [https://www.metropoles.com/brasil/sobe-para-oito-o-numero-de-mortos-em-queda-de-ponte-entre-to-e-ma]. Corpos de duas vítimas foram encontrados a, aproximadamente, 35 metros de profundidade na última quinta-feira (26/12).

Dnit apontou fissuras e “vibrações excessivas” anos antes de Ponte Juscelino Kubitschek desabar [https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_180/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2024/12/23173549/ponte-que-desabou-4.jpg]

Como revelou a coluna [https://www.metropoles.com/colunas/tacio-lorran/dnit-ponte-vibracoes-excessivas], o Dnit já havia identificado fissuras em todos os pilares, danificações, irregularidades e “vibrações excessivas” na estrutura. As armaduras (ferragens) da ponte também se encontravam expostas e corroídas.

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“As condições atuais da OEA [Obra de Arte Especial] merecem atenção, pois verificam-se vibrações excessivas e desgaste visual de suas estruturas e do seu pavimento”, diz o termo de referência, que tem por base um memorial de 2020.

Procurado pela coluna, o Dnit não se manifestou sobre a quantidade de obras paralisadas.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Acesse a coluna do DE [https://www.DE/colunas/tacio-lorran].

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