Responsável por ponte que caiu, Dnit tem 108 obras paralisadas no país
Outras 973 obras do Dnit estão em execução. Ponte que desabou ligava Tocantins ao Maranhão
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit [https://www.gov.br/dnit/pt-br]) – responsável pela ponte que desabou entre Tocantins e Maranhão – soma 108 obras paradas em todo o país, mostram dados do Tribunal de Contas da União (TCU) analisados pela coluna. Tratam-se de serviços estagnados de recuperação, manutenção e conservação de rodovias federais e pontes.
O valor previsto de investimento nessas obras é de R$ 3,7 bilhões.
Outras 973 obras estão em andamento, segundo o painel do TCU. O Dnit, vinculado ao Ministério dos Transportes, é responsável por vias de navegação, ferrovias e rodovias federais.
O número de obras em execução caiu em relação aos últimos anos, assim como o total de paralisadas. O ano passado tinha 250 paradas e 1.551 em andamento, ante as 277 suspensas e as 1.680 em construção em 2022.
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A Ponte Juscelino Kubitschek, que desabou no último domingo (22/12), ligava Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA). No balanço atual, já são nove mortos e oito desaparecidos [https://www.metropoles.com/brasil/sobe-para-oito-o-numero-de-mortos-em-queda-de-ponte-entre-to-e-ma]. Corpos de duas vítimas foram encontrados a, aproximadamente, 35 metros de profundidade na última quinta-feira (26/12).
Dnit apontou fissuras e “vibrações excessivas” anos antes de Ponte Juscelino Kubitschek desabar [https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_180/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2024/12/23173549/ponte-que-desabou-4.jpg]
Como revelou a coluna [https://www.metropoles.com/colunas/tacio-lorran/dnit-ponte-vibracoes-excessivas], o Dnit já havia identificado fissuras em todos os pilares, danificações, irregularidades e “vibrações excessivas” na estrutura. As armaduras (ferragens) da ponte também se encontravam expostas e corroídas.
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“As condições atuais da OEA [Obra de Arte Especial] merecem atenção, pois verificam-se vibrações excessivas e desgaste visual de suas estruturas e do seu pavimento”, diz o termo de referência, que tem por base um memorial de 2020.
Procurado pela coluna, o Dnit não se manifestou sobre a quantidade de obras paralisadas.
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