O que foi preconizado há mais de um ano pelo vice-governador e presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, tem se concretizado no interior do estado durante a formatação de alianças com vistas às eleições municipais de 2024. Segundo o líder emedebista, seu partido daria prioridade à composição com o União Brasil do governador Ronaldo Caiado – seja para ocupar a cabeça de chapa, seja para indicar o pré-candidato a vice-prefeito.
Assim caminha, por exemplo, em Itaberaí – além de tantos outros municípios. A prefeita Rita de Cássia, que vai à reeleição filiada ao UB, deve ter ao seu lado neste pleito o vereador Adilson Cardoso, do MDB, nome respaldado pela direção do partido naquela cidade.
Contam a favor do emedebista o fato de ele estar em seu terceiro mandato como vereador, além de já ter sido vice-prefeito de Itaberaí. Em 2020, ele disputou eleição para deputado estadual e obteve quase dez mil votos somente naquele município. Portanto, a avaliação do MDB local é que Adilson tem experiência administrativa e uma “boa bagagem” de votos a serem despejados na campanha de Rita de Cássia.
Aliás, até o momento desponta como principal adversário da prefeita um representante do Partido dos Trabalhadores (PT). Trata-se de Pedro Daniel, o “Pedro da Agrodan”, com atuação no setor agropecuário.