Cineasta de Ouro Preto ficou ‘obcecada’ por encontrar registros da passagem de Orson Welles pela cidade histórica mineira. Agora, após conseguir encontrar imagens inéditas, a saga será mostrada em documentário dela previsto para 2026.
A passagem de Orson Welles (1915-1985) pelo Brasil
[https://www.bbc.com/portuguese/geral-61313945?xtor=AL-73-%5Bpartner%5D-%5Bdiariodoestado%5D-%5Blink%5D-%5Bbrazil%5D-%5Bbizdev%5D-%5Bisapi%5D]
representa um dos capítulos mais lendários da biografia do cineasta americano.
Em 1942, um ano após o lançamento de Cidadão Kane — considerado por alguns o melhor filme da história
[https://www.bbc.com/portuguese/geral-56255457?xtor=AL-73-%5Bpartner%5D-%5Bdiariodoestado%5D-%5Blink%5D-%5Bbrazil%5D-%5Bbizdev%5D-%5Bisapi%5D]
—, Welles tomou a dianteira de um pretensioso projeto com ares documentais, chamado It’s All True (“É Tudo Verdade”).
Depois de filmagens nos Estados Unidos e no México, o artista e sua equipe
aportaram na cidade do Rio de Janeiro
[https://www.bbc.com/portuguese/geral-61313945?xtor=AL-73-%5Bpartner%5D-%5Bdiariodoestado%5D-%5Blink%5D-%5Bbrazil%5D-%5Bbizdev%5D-%5Bisapi%5D].
O objetivo era registrar o Carnaval carioca
[https://www.bbc.com/portuguese/articles/c0kd01nrkwgo?xtor=AL-73-%5Bpartner%5D-%5Bdiariodoestado%5D-%5Blink%5D-%5Bbrazil%5D-%5Bbizdev%5D-%5Bisapi%5D]
e reencenar a trajetória de jangadeiros que saíram de Fortaleza e foram encontrar o presidente Getúlio Vargas
[https://www.bbc.com/portuguese/articles/ce3q4e77k0no?xtor=AL-73-%5Bpartner%5D-%5Bdiariodoestado%5D-%5Blink%5D-%5Bbrazil%5D-%5Bbizdev%5D-%5Bisapi%5D]
na então capital do país.
O itinerário brasileiro de Orson Welles, no entanto, teve outra parada, sobre a qual quase nada veio a público: era Minas Gerais
[https://www.bbc.com/portuguese/topics/c2dwqdkdq4qt?xtor=AL-73-%5Bpartner%5D-%5Bdiariodoestado%5D-%5Blink%5D-%5Bbrazil%5D-%5Bbizdev%5D-%5Bisapi%5D],
mais precisamente na cidade histórica de Ouro Preto, onde ele seguira as tradicionais procissões da Semana Santa
[https://www.bbc.com/portuguese/articles/c2qzdqe4ykro?xtor=AL-73-%5Bpartner%5D-%5Bdiariodoestado%5D-%5Blink%5D-%5Bbrazil%5D-%5Bbizdev%5D-%5Bisapi%5D].
No filme, estas seriam um contraponto religioso às festividades carnavalescas.
O projeto It’s All True foi financiado por uma parceria entre o estúdio com o
qual Welles trabalhava, a RKO, e os governos do Brasil e do Estados Unidos.
Fazia parte da política de boa vizinhança americana durante a Segunda Guerra
Mundial
[https://www.bbc.com/portuguese/topics/czpzkp950gwt?xtor=AL-73-%5Bpartner%5D-%5Bdiariodoestado%5D-%5Blink%5D-%5Bbrazil%5D-%5Bbizdev%5D-%5Bisapi%5D],
sob a batuta do presidente Franklin Roosevelt
[https://www.bbc.com/portuguese/articles/c87xrv9dl81o?xtor=AL-73-%5Bpartner%5D-%5Bdiariodoestado%5D-%5Blink%5D-%5Bbrazil%5D-%5Bbizdev%5D-%5Bisapi%5D].
Um dos objetivos era atrair Vargas, que flertava com os países do Eixo, para o
lado dos Aliados
[https://www.bbc.com/portuguese/geral-51486829?xtor=AL-73-%5Bpartner%5D-%5Bdiariodoestado%5D-%5Blink%5D-%5Bbrazil%5D-%5Bbizdev%5D-%5Bisapi%5D].
No entanto, a insatisfação dos contratantes com os rumos realistas tomados por
Welles em terras brasileiras fizeram com que a empreitada fosse abortada e nunca
tenha sido finalizada.
Em 1993, partes das imagens filmadas no Rio e em Fortaleza foram remontadas para
um documentário de mesmo nome, dirigido por Richard Wilson, Bill Krohn e Myron
Meisel. O filme, porém, não trouxe nenhuma cena de Ouro Preto.