Documentário “Lula” estreia em Cannes com direito a aplausos 

Documentário “Lula” estreia em Cannes com direito a aplausos 

Documentário sobre o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estreou no Festival de Cannes, neste domingo, 19. Intitulado como “Lula” e dirigido por Oliver Stone, o filme aborda rapidamente a infância e a juventude do petista e se aprofunda em seu papel político.

A sessão em que o documentário  foi exibido estava lotada e a equipe do filme foi muito aplaudida. Antes de exibir o longa, o diretor rasgou elogios ao presidente:  “O documentário é sobre uma pessoa especial no mundo de hoje, um líder único”. Stone ainda mencionou alguns fatos marcantes da vida de Lula e acrescentou “admiro profundamente este homem”.

O documentário “Lula” foi exibido na mostra “Sessões Especiais” da seleção oficial de Cannes, apresentado fora da competição. 

Informações sobre o filme

O filme apresenta a vida do político, focando na prisão, eleição de 2022 e a volta ao cargo de presidente do Brasil. No longa, há entrevistas inéditas com o Lula e os conselheiros, sendo uma das principais realizada durante a campanha eleitoral.

No filme também é exibido um pouco sobre a Operação “Lava Jato”, que levou o presidente à prisão. Além das entrevistas, o filme é construído com imagens de arquivo. “Lula” não traz novidades aos brasileiros, mas a mensagem do documentário visa um público internacional.

Direção

Oliver Stone tem um forte catálogo de documentários sobre figuras políticas, além do presidente brasileiro ele também já produziu filmes sobre Fidel Castro e Hugo Chávez. Em “Lula”, o diretor co-assinou o documentário com seu colaborador Rob Wilson, com quem criou obras como “JFK”, sobre o assassinato do presidente John Fitzgerald Kennedy.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp