Durante esta semana, Justin Bieber anunciou o adiamento de três shows devido a condições de saúde. O cantor canadense foi diagnosticado com Doença de Lyme, causada por uma bactéria transmitida por carrapatos do gênero Ixodes, e que pode afetar todos os sistemas do corpo humano.
A doença pode ser muito grave, especialmente nos casos em que ataca o sistema nervoso central. Segundo especialistas, esses casos podem provocar, desde meningite, até fraqueza muscular, afetando, principalmente, braços e pernas.
A doença é rara no Brasil e mais frequente nos Estados Unidos e Europa. Ela foi descoberta na década de 1970, na cidade de Lyme, em Connecticut, Estados Unidos.
Em seu início, a doença pode apresentar uma lesão na pele, e depois, pode causar sintomas semelhantes ao de uma virose, como dores na cabeça e febre. Em seguida o paciente pode ter manifestações na pele, nas articulações, no sistema nervoso ou no coração. O tratamento para a doença, por sua vez, é eficaz tendo que ser feita a utilização de antibióticos.
Apesar de não ter citado a doença de Lyme como motivo do adiamento dos shows, Bieber havia anunciado em 2020 o diagnóstico da doença. Ele iria cantar em Toronto, no Canadá, nesta terça (7) e na quarta (8) e em Washington, nos EUA, nesta sexta, 10.
“Não acredito que estou dizendo isso. Fiz de tudo para melhorar, mas minha doença está piorando. Meu coração está partido por ter que adiar esses próximos shows (por ordens médicas). Para todo o meu público, eu amo muito vocês e vou descansar e melhorar!”, escreveu o cantor em uma de suas redes sociais, na terça-feira, 7.