Dois filhos são presos após espancar mãe idosa, em Abadiânia-GO

filhos espancam idosa

Dois homens foram presos suspeitos de espancar a própria mãe idosa (idade nāo revelada), em Abadiânia-GO, no entorno do Distrito Federal. Os acusados chegaram a prestar depoimentos na delegacia da Polícia Civil, mas, foram liberados.

A denúncia foi feita pela cuidadora da mulher. Ela percebeu os hematomas pelo corpo da idosa ao chegar na casa e chamou a Polícia Militar.

idosa machucada
A polícia não sabe a quanto tempo a idosa vem sendo agredida pelos filhos. Foto: Reprodução

Os dois suspeitos foram localizados pela polícia e levados, nesta terça-feira (13), até a Central de Flagrantes de Anápolis. O caso não foi configurado como flagrante, e, por isso, os filhos foram liberados.

Ainda conforme a polícia, um exame de corpo de delito foi feito na idosa, que confirmou as agressões. A corporação informou que ainda não sabe a quanto tempo a mulher vem sofrendo maus-tratos pelos filhos. O caso foi registrado e a idosa levada até a casa de outros parentes.

Estatuto do Idoso

O Estatuto do Idoso, criado pela Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, é uma legislação apta a proteger e a tutelar os direitos do idoso, combatendo a violência, através da análise de seus principais aspectos penais e processuais penais. Concluiu-se que o Estatuto do Idoso, no aspecto penal, trouxe, ao mesmo tempo, retrocessos e grandes avanços referente a repressão e punição da violência contra o idoso, tendo como principais norteadores os artigos 94 e 95, dentre outros artigos penais e processuais penais analisados no presente artigo.

Ao se remeter à pessoa idosa, a principal definição, por meio de uma interpretação gramatical, que se pode utilizar é a trazida pela Lei n. 10.741/2003, popularmente conhecida como o Estatuto do Idoso, que traz em seu artigo 1º, que este diploma legal busca resguardar e assegurar os direitos de todas as pessoas que tenham idade igual ou superior a sessenta anos.

Acerca do conceito de pessoa idosa, é importante salientar que a definição se diferencia em decorrência do perfil do país, ou seja, leva-se em consideração o fato de que essa terminologia é variável a depender de um Estado em desenvolvimento, daqueles que são desenvolvidos.

Nos primeiros, são consideradas idosas aquelas pessoas com 60 anos e mais; nos segundos são idosas as pessoas com 65 anos e mais. Essa definição foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, por meio da Resolução 39/125, durante a Primeira Assembleia Mundial das Nações Unidas sobre o Envelhecimento da População, relacionando e com a expectativa de vida ao nascer e com a qualidade de vida que as nações propiciam aos seus cidadãos.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp