Dois homens foram presos por roubo a delegado e invasão ao Parque Lage em uma grande operação realizada no Morro do Turano. Davidson Ferreira e Gabriel Ribeiro foram localizados após uma investigação que durou três meses e contou com a coordenação da 15ª DP, com o apoio da Core. O objetivo principal do grupo era assaltar residências de alto padrão no Jardim Botânico, o que levou à invasão do Parque Lage em fevereiro passado.
Os suspeitos foram detidos em uma ação coordenada pela 15ª DP (Gávea) com o suporte da Core, como parte das investigações sobre uma tentativa de latrocínio contra um delegado na Gávea e a invasão ao Parque Lage. Os crimes, registrados em fevereiro deste ano, foram o foco da operação que resultou na prisão de Davidson Diniz Ferreira, de 36 anos, e Gabriel Felipe Martins Ribeiro, de 19. Davidson era responsável por avisar sobre a presença policial durante a fuga do grupo criminoso, recebendo dinheiro em troca.
O plano dos criminosos foi interrompido com o disparo do alarme de uma das casas, obrigando o grupo a se esconder na mata e fugir durante a madrugada. Gabriel, por sua vez, é acusado de participar da tentativa de assalto a um delegado na Gávea, onde houve confronto e um dos criminosos acabou morto. O terceiro membro do trio, Danilo Henrique Nascimento Silva, de 23 anos, já estava sob custódia desde abril.
Segundo a delegada Daniela Terra, Gabriel é suspeito de integrar um grupo que utilizava motos para furtar celulares de pedestres na Gávea e no Jardim Botânico, especialmente durante o horário de saída do trabalho. A Polícia Civil solicita que vítimas que reconheçam a motocicleta laranja utilizada nos crimes compareçam à delegacia para formalizar o reconhecimento. As investigações, que duraram cerca de três meses, incluíram análises de dados telemáticos e monitoramento, revelando que todos os envolvidos nos crimes são da comunidade dos Prazeres, no Centro.