Incêndio criminoso que resultou na destruição de cerca de 30% da área do Parque Ecológico Maria Perillo, em Trindade, pode ter sido causado por dois jovens. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), eles foram vistos acendendo chumaços de papel e jogando para o lado de dentro das grades que cercam a unidade de conservação e em lotes da região.
Um relatório, com detalhes do prejuízo ambiental e indícios do ato criminoso, foi enviado para a Polícia Civil (PC), nesta quinta-feira, 1º, e divulgou carta lamentando a ação criminosa. (Leia ao final da matéria.)
Incêndio
O incêndio no Parque Ecológico Maria Perillo, em Trindade, ocorreu no início da tarde da última segunda-feira, 29. O 15º Batalhão do Corpo de Bombeiros foi acionado e compareceu prontamente. No entanto, o fogo se alastrou rapidamente, tendo em vista que o Parque tem bastante vegetação e ela está bem seca devido ao período de estiagem.
O fogo iniciou nos fundos da unidade de conservação, no sentido oposto ao portão de acesso e atingiu áreas próximas da unidade.
Para conter as chamas, foram necessários quatro caminhões de água. E o trabalho perdurou por quase seis horas. No dia seguinte, foi feito o levantamento dos danos, que apontou, segundo o secretário do Meio Ambiente, Roberto Badur, que 30% do parque havia sido destruído.
“O prejuízo ambiental foi enorme porque as chamas chegaram em uma área de reflorestamento recente, onde as mudas tinham só um ano e ainda estavam tomando corpo”, relata. Segundo ele, pequenos animais como ratos do mato e quatis apareceram mortos e parte do Viveiro de pequenas mudas foi destruído.
Parque Ecológico Maria Perillo
O Parque Maria Perillo, por abrigar o Viveiro Municipal, tem uma importância ambiental enorme para Trindade. A unidade recebe visitação, tem trilhas de avistamento e contemplação e abriga aulas de educação ambiental das crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino.
Segundo Badur, apesar da extensão dos danos, a unidade vai ficar aberta e manter suas atividades, enquanto os servidores trabalham para recuperar a área atingida. Além disso, ele afirmou que a Semma vai implantar um sistema de irrigação para melhorar a umidade e com isso tornar a vegetação rasteira menos sensível ao fogo.
Carta de lamentação:
“É com extremo pesar que informamos que uma área do Parque Municipal Maria Pires Perillo, também conhecido como Parque do Viveiro, sofreu um incêndio criminoso esta semana.
Dois rapazes foram vistos por moradores vizinhos ao parque jogando papel com fogo pela grade do parque na extremidade oposta ao portão de entrada.
Os danos causados são a perda de árvores jovens e de espécies plantadas há um ano, além da morte de alguns animais que compõem a fauna do parque.
Os danos são recuperáveis, no início do período chuvoso estamos replantando as espécies perdidas.
Nossa tristeza passa por perceber o comportamento destes jovens, a falta de respeito e esse comportamento criminoso, pois além de jogar fogo no parque, também atearam fogo em diversos terrenos vazios da região.
Roberto I B Badur
Secretário Municipal do Meio Ambiente“