Dois municípios goianos têm limites territoriais atualizados pelo IBGE

municípios

Uma atualização recente feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mudou a fronteira de dois municípios goianos. As cidades de Campinorte e Mara Rosa tiveram o limite territorial alterado. Em nível nacional, o trabalho do instituto no delineamento do solo impactou ainda a divisão do Brasil com outros países. A revisão aumentou a área de extensão do País em 72,2 quilômetros quadrados em 2022.

 

As atualizações territoriais ocorrem após publicação de nova legislação, decisão judicial e relatórios ou pareceres técnicos de órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa encaminhados ao IBGE. No entanto, a maioria das atualizações é decorrente de ajustes cartográficos e de lei atualizada do limite municipal. O instituto não detalhou se as duas cidades goianas ganharam ou perderam território no período referente a 1º de maio de 2021 e 31 de julho de 2022.

 

O panorama atual é de 174 municípios brasileiros do Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás impactados com uma nova malha. Também foram realizadas mudanças cartográficas na fronteira internacional de Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com a Colômbia, o Peru e a Bolívia. 

 

O terreno brasileiro cresceu em 8.510.417,771 quilômetros quadrados, principalmente pelo aprimoramento da realidade física dos rios da região, conforme dados fornecidos pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério das Relações Exteriores.

 

Atualização Territorial no País:

 

Rio Grande do Sul: 61 municípios

 Pernambuco: 50

Paraná: 47

Mato Grosso: 6 

Maranhão: 3

Rio Grande do Norte: 3

Tocantins: 2

Goiás: 2

 

Fonte: IBGE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos