Press "Enter" to skip to content

Dois municípios goianos têm limites territoriais atualizados pelo IBGE

Última atualização 01/04/2023 | 16:10

Uma atualização recente feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mudou a fronteira de dois municípios goianos. As cidades de Campinorte e Mara Rosa tiveram o limite territorial alterado. Em nível nacional, o trabalho do instituto no delineamento do solo impactou ainda a divisão do Brasil com outros países. A revisão aumentou a área de extensão do País em 72,2 quilômetros quadrados em 2022.

 

As atualizações territoriais ocorrem após publicação de nova legislação, decisão judicial e relatórios ou pareceres técnicos de órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa encaminhados ao IBGE. No entanto, a maioria das atualizações é decorrente de ajustes cartográficos e de lei atualizada do limite municipal. O instituto não detalhou se as duas cidades goianas ganharam ou perderam território no período referente a 1º de maio de 2021 e 31 de julho de 2022.

 

O panorama atual é de 174 municípios brasileiros do Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás impactados com uma nova malha. Também foram realizadas mudanças cartográficas na fronteira internacional de Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com a Colômbia, o Peru e a Bolívia. 

 

O terreno brasileiro cresceu em 8.510.417,771 quilômetros quadrados, principalmente pelo aprimoramento da realidade física dos rios da região, conforme dados fornecidos pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério das Relações Exteriores.

 

Atualização Territorial no País:

 

Rio Grande do Sul: 61 municípios

 Pernambuco: 50

Paraná: 47

Mato Grosso: 6 

Maranhão: 3

Rio Grande do Norte: 3

Tocantins: 2

Goiás: 2

 

Fonte: IBGE