Dois novos radares de velocidade em Campinas na Avenida Ruy Rodrigues: veja locais

Campinas DE dois novos radares de velocidade, avanço de sinal e parada sobre faixa de pedestres; veja locais

Equipamentos instalados na Avenida Ruy Rodriguez foram remanejados de outros pontos da cidade e passam a funcionar nesta segunda (16).

1 de 1 Radar instalado no entorno do Terminal Santa Lúcia, em Campinas — Foto: Comunicação/Emdec

Radar instalado no entorno do Terminal Santa Lúcia, em Campinas — Foto: Comunicação/Emdec

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) instalou dois radares em pontos da Avenida Ruy Rodrigues. Os equipamentos, que passam a funcionar nesta segunda-feira (16), fiscalizam a velocidade, avanço de sinal vermelho e parada de carros sobre faixas de pedestres.

Os dois equipamentos foram instalados no entorno do Terminal BRT Santa Lúcia, nos dois sentidos da avenida, na altura da Rua Alberto Melo da Costa (sentido bairro – Centro) e anterior à rua Armando Rocha Brito Junior (no Centro – bairro). A velocidade máxima permitida naquele trecho é de 50 km/h.

Segundo a Emdec, o objetivo é reduzir o número de acidentes e proteger os usuários do terminal, que passou a funcionar plenamente no final de novembro deste ano. O terminal recebe os ônibus das linhas 116, 118, 119, 125, 131, 132, 134, 136, BRT10, BRT11 e BRT12, além de quatro alimentadoras (143, 150, 152 e 158).

RADARES REMANEJADOS

Os dois equipamentos instalados na Ruy Rodrigues foram remanejados. Antes, funcionavam no cruzamento das avenidas Alberto Sarmento com Governador Pedro de Toledo; e no entroncamento da Barão de Itapura com Brasil. A cidade segue com 144 radares. “O remanejamento de pontos vem sendo usado pela Emdec como estratégia para atender às novas demandas de reforço da segurança viária, a partir de equipamentos que estavam em regiões onde o papel fiscalizatório já foi cumprido”.

> “Em outubro, a estratégia foi usada em outro ponto da avenida Ruy Rodriguez, junto à Estação BRS Arymana, no Parque Universitário de Viracopos, também para reforçar a segurança dos pedestres que atravessam a via para utilizar a estrutura do transporte”, informou a prefeitura.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Indivíduo é detido por agredir companheira grávida em Salto (SP): importância de denunciar e combater a violência doméstica

Um indivíduo foi detido suspeito de ter agredido a sua companheira, uma mulher de 36 anos grávida de oito meses, em Salto (SP), na manhã desta quarta-feira (25). Além disso, foram apreendidas porções de substâncias controladas que estavam em posse do suspeito. A violência doméstica ocorreu no bairro Parque Residencial Rondon e foi reportada à Guarda Civil Municipal (GCM) pela vítima.

De acordo com informações da Polícia Civil, ao chegarem ao local, os agentes encontraram o suspeito em um estado alterado, possivelmente sob a influência de entorpecentes. Surpreendentemente, a mulher que havia solicitado a suspensão da ordem de restrição que possuía contra o parceiro voltou a morar com ele há aproximadamente três meses. Esse comportamento tem sido observado em diversas situações de violência doméstica, onde vítimas acabam cedendo às pressões e voltando ao convívio com seus agressores.

O agressor foi preso em flagrante e as drogas apreendidas foram registradas na delegacia de Salto, sendo posteriormente encaminhadas para a base de Itu (SP). Agora, ele permanece sob custódia aguardando as próximas decisões judiciais a respeito do caso. Situações como essa servem de alerta para a importância de denunciar qualquer tipo de violência doméstica, bem como oferecer suporte e orientação adequada para as vítimas.

Essas informações foram divulgadas após a equipe de reportagem da TV TEM registrar o caso na Delegacia de Salto. A cobertura jornalística tem sido essencial para conscientizar a população sobre a gravidade da violência doméstica e os recursos disponíveis para combatê-la. O canal DE Sorocaba e Jundiaí tem desempenhado um papel fundamental na divulgação de notícias locais, contribuindo para a disseminação de informações relevantes para a comunidade.

Dessa forma, é fundamental que a sociedade se mantenha atenta e engajada na luta contra a violência doméstica, apoiando as vítimas e denunciando os agressores. A conscientização e a educação são ferramentas poderosas na prevenção desse tipo de crime, e a atuação conjunta de organizações governamentais e da sociedade civil é essencial para garantir a segurança e o bem-estar de todos. É preciso unir esforços para construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde a violência não tenha lugar.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp