Dólar opera em baixa com anúncio de dados de emprego e balanços; Ibovespa se prepara para nova sessão

dolar-opera-em-baixa-com-anuncio-de-dados-de-emprego-e-balancos3B-ibovespa-se-prepara-para-nova-sessao

O dólar operava em baixa nesta quarta-feira (26/2), em um dia marcado pelo anúncio de novos dados de emprego no Brasil e pela divulgação de balanços de empresas de grande peso no mercado, como a Petrobras.

Às 9h11, a moeda norte-americana recuava 0,27% e era negociada a R$ 5,739, após encerrar o dia anterior praticamente estável, com um leve recuo de 0,01%, cotado a R$ 5,75. Com esse movimento, o dólar acumula alta de 0,42% na semana e baixa de 1,41% no mês e de 6,88% no ano.

O destaque do dia no cenário doméstico é o anúncio dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. A projeção média do mercado aponta que o saldo final de vagas em janeiro deste ano deve ser positivo em cerca de 48 mil.

No âmbito nacional, também são aguardados os resultados da temporada de balanços das empresas, com ênfase na Petrobras, que divulgará os números referentes ao último trimestre do ano passado. No exterior, as atenções estão voltadas para a divulgação do balanço da Nvidia, previsto para o mesmo dia.

Os investidores continuam repercutindo os dados preliminares de inflação no Brasil, com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) em 1,23% em fevereiro e 4,96% no acumulado de 12 meses. Esses números ficam acima do limite do teto da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional.

No cenário externo, as atenções se voltam para a guerra entre Rússia e Ucrânia, com os investidores acompanhando as negociações por um cessar-fogo. O presidente dos EUA, Donald Trump, participa das conversas em busca de estabilidade na região e garantiu o apoio à permanência de tropas europeias em território ucraniano.

Quanto ao mercado financeiro brasileiro, o Ibovespa inicia suas negociações às 10 horas, após fechar o pregão anterior com alta de 0,46%. No acumulado, a Bolsa brasileira registra perdas de 0,9% na semana, 0,12% no mês e ganhos de 4,74% no ano, em meio a um cenário nacional e internacional marcado por dados econômicos e geopolíticos significativos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp