Doméstica denuncia patrões por não deixá-la comer

A empregada doméstica Andréa Batista dos Santos entrou na justiça contra os ex-patrões para cobrar os direitos trabalhistas. Andréa entrou em contato com a assessoria jurídica do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas da Bahia (Sindoméstico-BA) porque eles não deixavam ela comer no serviço.

Ao programa Profissão Repórter, da TV Globo, a doméstica relatou que na residência em que ela trabalhava possuía uma câmera de segurança na cozinha, para vigiar se ela pegava comida da geladeira ou do fogão.

“Eu chegava às 6h/6h30 e saía entre 19h30 e 20h. Não comia nada, não me davam nada. Teve um dia que eu não levei nada e passei o dia com fome, fui comer de noite. O dia todo trabalhando sem comer nada” informou ela.

Andréa também informou que foi proibida de comer a comida da casa e quando os patrões viajavam, só disponibilizavam água. A trabalhadora alega que permaneceu no serviço porque precisava do dinheiro para pagar um curso.

Ao Profissão Repórter ela exibiu um áudio que recebeu da ex-patroa, solicitando para que Andréa não fosse embora antes de ela chegar.

“Andréa, você não vai embora, não, eu tô chegando e vou precisar de você. Eu falei para você isso hoje de manhã, você me aguarde, que eu tô chegando. Já tô dentro de Salvador indo pra casa agora”, disse a antiga patroa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp