Press "Enter" to skip to content

Dona Iris está internada em UTI de Goiânia, em estado grave

Última atualização 18/11/2022 | 08:40

A ex-primeira dama Dona Iris está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Israelita Albert Einstein, em Goiânia. Desde a última segunda-feira, 14, a ex-deputada federal precisou receber atendimento por infecção bacteriana nos rins (pielonefrite), que evoluiu para síndrome da angústia respiratória aguda (SARA).

A situação de Dona Iris

Dona Iris de Araújo, hoje com 79 anos de idade, foi esposa do ex-prefeito de Goiânia, ex-governador e ex-senador de Goiás, Iris Rezende, que morreu há pouco mais de um ano. Ela foi primeira dama nos cargos eletivos do marido, e trabalhou como suplente do senador Maguito Vilela duas vezes, em 2003 e 2006. Além disso, também em 2006, elegeu-se como deputada federal em Goiás.

Nesta semana, ela precisou ser encaminhada para a UTI. A família informou que o quadro está estável, apesar de grave, e houve pequenos sinais de melhora nesta quinta-feira, 17. No entanto, Dona Iris segue em observação.

A pielonefrite, condição de Dona Iris, é uma inflamação renal provocada pela ação de bactérias nos rins e nos ureteres, os ductos pelos quais a urina chega até a bexiga. A condição pode se manifestar de repente, de forma aguda, ou se tornar crônica após um episódio repentino. Já a SARA pode ocorrer em pessoas que estejam gravemente doentes ou que tenham lesões significativas.