Press "Enter" to skip to content

Dona Iris, ex-primeira dama, morre aos 79 anos em Goiânia

Última atualização 21/02/2023 | 16:44

A ex-deputada federal e esposa de Iris Rezende, Dona Iris, morreu nesta terça-feira, 21, em Goiânia, por conta de complicações após uma cirurgia no pulmão. Aos 79 anos de idade, ela estava internada no Hospital Albert Einstein. No final do ano passado, teve uma infecção nos rins, o que a levou a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A ex-primeira dama deixa três filhos, Cristiano, Ana Paula e Adriana; e dois netos, Mariana e Daniel.

A trajetória de Dona Iris

Iris de Araújo Rezende Machado tinha 79 anos de idade. Seu marido, Iris Rezende, morreu no ano retrasado, mais precisamente em 9 de novembro, aos 87 anos. Os dois foram importantes figuras políticas da história de Goiás, e deixam três filhos.

Dona Iris foi primeira-dama nos mandatos eletivos de seu esposo como prefeito de Goiânia e governador de Goiás. Ainda, ele também exerceu o cargo de senador da República. Dona Iris, por sua vez, chegou a atuar brevemente no Senado como suplente de Maguito Vilela, em 2004 e 2006. Além disso, em 2006, elegeu-se como deputada federal em Goiás.

A sua trajetória política também contou com uma candidatura à vice-presidência nas eleições de 1994, na chapa de Orestes Quércia. Naquele ano, eles receberam 2 773 793 votos (4,38% dos válidos), ficando em quarto lugar no pleito. Entre as obras da ex-primeira dama em Goiás, destaca-se o Hospital e Maternidade Dona Iris, cuja inauguração após reconstrução aconteceu em 2012.

pielonefrite, condição que teve Dona Iris no final do ano passado, antes de evoluir para a síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), é uma inflamação renal provocada pela ação de bactérias nos rins e nos ureteres, os ductos pelos quais a urina chega até a bexiga. A condição pode se manifestar de repente, de forma aguda, ou se tornar crônica após um episódio repentino.

Já a SARA pode ocorrer em pessoas que estejam gravemente doentes ou que tenham lesões significativas, causando falta de ar intensa. Ela costuma ser fatal, e o risco aumenta com a idade e a gravidade da doença.