Press "Enter" to skip to content

Dona Iris recebe alta após duas semanas internada em hospital de Goiânia

Última atualização 29/11/2022 | 15:04

A ex-primeira dama Dona Iris foi autorizada a retornar para casa após duas semanas de internação no Hospital Albert Einstein, em Goiânia. Ela estava em tratamento por uma infecção bacteriana nos rins (pielonefrite), que evoluiu para síndrome da angústia respiratória aguda (SARA). A ex-deputada federal tem 79 anos e foi hospitalizada dias depois de completar um ano da morte do marido, o ex-governador Iris Rezende.

Na semana passada, Dona Iris recebeu liberação médica para aguardar o restabelecimento da saúde em uma clínica médica. Ela foi primeira dama nos cargos eletivos do marido,  que faleceu após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e trabalhou como suplente do senador Maguito Vilela duas vezes, em 2003 e 2006. Além disso, também em 2006, elegeu-se como deputada federal em Goiás.

Ela chegou a ser encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade de saúde e precisou de ventilação mecânica. A família informou que o quadro era estável, apesar de grave. À época da  filha da ex-deputada federal, Ana Paula Araújo se manifestou agradecendo as orações e mensagens de apoio e carinho.

A pielonefrite, condição que Dona Iris enfrentou, é uma inflamação renal provocada pela ação de bactérias nos rins e nos ureteres, os ductos pelos quais a urina chega até a bexiga. A condição pode se manifestar de repente, de forma aguda, ou se tornar crônica após um episódio repentino. Já a SARA pode ocorrer em pessoas que estejam gravemente doentes ou que tenham lesões significativas.

Filiada ao PMDB há mais de 40 anos, Iris de Araújo disputou a primeira eleição como vice-presidente da república na chapa encabeçada por Orestes Quércia em 1984.  Foi senadora em 2003 e 2006 quando assumiu por ser suplente de Maguito Vilela. Teve mandato como deputada federal entre 2006 e 2014, tendo recebido a maior votação na primeira eleição.