Press "Enter" to skip to content

Donald Trump fala em adiar eleições presidenciais americanas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levantou a possibilidade de adiar as eleições presidenciais americanas, que estão marcadas para o dia 3 de Novembro de 2020. Mas, para isso, Trump precisa de aprovação do Congresso.

O magnata e líder norte-americano justificou que não confia na legalidade das votações por correio, insinuando possível fraude. E logo sugeriu: “adiar as eleições até que as pessoas possam votar com segurança?”.

Também chamou chamou o novo modelo eleitoral de “o maior risco” para a sua reeleição. A fala não é inédita: já no mês passado, Trump disse a seus eleitores no estado do Arizona que “está será, na minha opinião, a eleição mais corrupta da história do nosso país”.

A aprovação do presidente tinha subido durante a pandemia, inclusive entre os democratas opositores. Mas, com as eleições se aproximando, a mídia internacional vem destacando um possível favoritismo de seu oponente, Joe Biden, apelidado por Trump de “sleepy Joe”, ou “Joe dorminhoco”.

O apelido é uma referência às falas confusas do candidato, e da sua falta de eloquência para falar com o público. É comparado, nas redes sociais, com Dilma Rousseff, por causa de seus discursos considerados “confusos”.

Para Donald Trump, é vantagem que as eleições sejam prorrogadas, já que ocupa o mandato atual e corre risco de, em breve, deixar a Casa Branca.