Dono de Boieng de 35 toneladas relembra acidente de avião em fazenda

dono-de-boieng-de-35-toneladas-relembra-acidente-de-aviao-em-fazenda

Dono de Boieng de 35 toneladas estacionado em fazenda já sofreu acidente de avião junto com filho médico

Queda aconteceu há 26 anos em um ultraleve pilotado por Ailton Martins de Oliveira. No relato, o médico conta que chegou a ser arremessado para fora da aeronave.

Dono de Boieng de 35 toneladas estacionado em fazenda já sofreu acidente de avião

O médico e piloto Benjamim Neto, relembrou nas redes sociais quando caiu de avião com seu pai, o odontólogo Ailton Martins de Oliveira, dono do Boieng de 35 toneladas estacionado em uma fazenda em Urutaí, região sudoeste de Goiás (veja o vídeo acima). Segundo ele, os dois voavam em um ultraleve V5 pilotado pelo pai quando o acidente aconteceu.

> “Fui arremessado para fora”, contou sobre a queda com a aeronave.

Pai e filho viralizaram nas redes com a história da compra de um Boieng de 35 metros, comprado na internet por Ailton, que fica aberto à visitação na fazenda família. A queda do V5 aconteceu quando Benjamim tinha cerca de seis anos.

Médico relembra acidente de avião com o pai, dono de avião estacionado em fazenda de Goiás — Foto: Reprodução/Instagram de Dr. Benjamim Neto

Segundo ele, o pai insistiu para que voasse com ele naquele dia, apesar de não querer. Comandante há 26 anos, Ailton conta que decolou ali mesmo, da fazenda, e logo após a decolagem houve uma pane no motor da aeronave.

> “Eu tive que fazer um pouso de emergência, nós caímos e esse ultraleve veio a pilonar”, contou o comandante.

Benjamim que o termo “pilonar”, usado na aviação, é quando o avião bate o pico no chão no momento do pouso, fazendo com que o avião vire de cabeça para baixo. Ele conta ainda que, apesar de estar sem cinto e ter sido arremessado para fora, não se machucou, ao contrário do pai que teve ferimentos no rosto.

Ultraleve em que o acidente aconteceu, em Goiás — Foto: Reprodução/Instagram de Dr. Benjamim Neto

Ailton ainda disse que pensou que o filho nunca mais fosse andar de avião com ele. “No fim das contas, eu caí, não fiquei traumatizado e ainda virei piloto de avião!”, brincou Benjamim.

O Boieng 737-200 arrematado por Ailton em um leilão na internet e fica estacionada na Fazenda Sorriso Metálico, propriedade família. O avião é um modelo convencional para voos domésticos e pertencia à antiga companhia aérea Vasp.

Segundo Benjamim, o avião teve que ser desmontado para ser transportado em duas carretas até a fazenda, em 2014. Em uma delas, foi colocado o charuto da fuselagem, “corpo do avião”, e na outra as asas.

Avião 737-200 impressiona visitantes em Urutaí, Goiás — Foto: Arquivo pessoal/Ailton Martins

> “Essa aeronave estava em Brasília. Eu escolhi o mais perto por causa do transporte. Tinham aviões em Manaus, Belém, mas o transporte era muito caro”, relatou Ailton.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp