Press "Enter" to skip to content

Dória afasta coronel da PM e diz não admitir “indisciplina”

Ao afastar o coronel da Polícia Militar Aleksander Lacerda nesta segunda-feira (23), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que não vai tolerar indisciplina na corporação.

Segundo informações do G1, o coronel, chefe do comando de Policiamento do Interior-7, estava usando as redes sociais para convocar “amigos” a participarem de manifestações bolsonaristas e atacar políticos adversários do presidente Jair Bolsonaro.

“São Paulo tem orgulho da sua polícia militar, a mais bem treinada do Brasil. Indisciplina não será admitida na PM que respeita suas regras e suas funções”, disse Doria ao blog.

O caso do coronel da PM é visto como um exemplo grave de insubordinação. No cargo que ocupava, Aleksander era responsável por cerca de 5 mil policiais.

Bolsonaro se elegeu com apoio de setores das polícias militar e civil. Uma vez no mandato, ele tem feito gestos na direção das categorias, como propor programa de subsídio a compra de imóveis para os policiais.

Em suas redes sociais, o coronel não só estava fazendo convocações para manifestações bolsonaristas, como também atacando Doria, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que foi indicado para ser secretário estadual em São Paulo, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Aleksander vai responder a processo na corregedoria da corporação.