Dorival Júnior explica ausência de Endrick na seleção brasileira

O técnico Dorival Júnior divulgou na sexta-feira, 1, a lista de convocados da seleção brasileira para as partidas contra Venezuela e Uruguai, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo. Durante a coletiva de imprensa, ele explicou a ausência de Endrick, o jovem atacante do Real Madrid, e detalhou o que o jogador precisa fazer para voltar à seleção.
 
Endrick, que esteve presente nas últimas convocações, mas teve poucos minutos em campo, completou um mês sem sair do banco de reservas do clube merengue. Dorival Júnior justificou a decisão destacando a importância da atuação regular dos jogadores em seus clubes. “Temos várias decisões tomadas que são levadas até momentos antes de vocês receberem a lista final. Temos algumas situações que precisam ser bem definidas, como se jogadores estão atuando ou não, um peso maior para os que estejam, porque você não tem tempo para treinamentos, para um período perdido. Então temos que pensar muito nesses detalhes,” explicou o técnico.
 
Dorival Júnior também ressaltou o momento de transição que Endrick está vivendo no Real Madrid. “Endrick foi um jogador fundamental em alguns jogos, vinha nos dando uma boa resposta. Está hoje vivendo um momento de transição talvez na maior equipe do futebol mundial, um processo natural. Tudo isso demanda um pouco de tempo. Temos que conviver com essa situação. As portas não estão fechadas, ele sabe disso, que tenho confiança nele. Que ele volte a se colocar dentro do clube com calma, com paciência, para que ele volte a brigar por seu espaço,” continuou.
 
O técnico enfatizou a necessidade de paciência tanto do jogador quanto do clube. “Essa paciência é a mesma que o clube está tendo, em relação a conhecê-lo um pouco mais nesse processo de chegada e adaptação. Tudo isso demanda um pouco de tempo. É natural que alguns jogadores que não estejam atuando em clubes nos crie uma situação um pouco complicada. Sempre defendi que todos estivessem atuando para que aqui estivessem. As observações passam muito por isso. Aí você precisa ter um pouco de atitude. Se quer tentar entender a convocação, passa por tudo isso. Não tem tempo de recuperá-los fisicamente para que cheguem aqui e joguem,” finalizou.
 

A lista de convocados inclui:

  • Goleiros: Ederson (Manchester City), Bento (Al Nassr) e Weverton (Palmeiras);
  • Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG);
  • Zagueiros: Marquinhos (Paris Saint-Germain), Militão (Real Madrid), Murillo (Nottingham Forest) e Gabriel Magalhães (Arsenal);
  • Meio-campistas: André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e outros.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Reinauguração do Camp Nou, estádio do Barcelona, pode ser adiada; entenda os detalhes

Reinauguração do Camp Nou, estádio do Barcelona, pode ser adiada; entenda

Em obras, casa do clube catalão receberia jogos em fevereiro, mas lentidão pode atrasar retorno

Veja o timelapse das obras do Camp Nou, estádio do Barcelona [https://s04.video.glbimg.com/x240/12991259.jpg]

A previsão para o Camp Nou voltar a receber partidas de futebol era fevereiro de 2025, mas a reinauguração do estádio do Barcelona pode ser adiada. De acordo com o Marca, da Espanha, as obras não avançam no ritmo desejado, o que deve fazer o Barça esperar ainda mais para voltar a jogar em casa. Para o jornal, as chances do clube catalão mandar partidas no Camp Nou na atual temporada são “nulas”.

1 de 1 Camp Nou, estádio do Barcelona, em obras — Foto: Urbanandsport/NurPhoto via Getty Images

A ideia do Barcelona era terminar 2024 com um jogo no Camp Nou. Para o clube, o ideal era enfrentar o Atlético de Madrid, às 17h deste sábado, já na sua casa reformada. O estádio, porém, ainda não tem gramado.

O clube tem previsão de colocar o novo gramado em meados de janeiro, e deve esperar até que a grama se firme no solo, o que demoraria mais alguns meses. Saídas de emergência também não foram criadas no Camp Nou, que começou a ter os primeiros assentos no início de dezembro.

Fevereiro foi definido como o mês de retorno do Barça ao estádio. As regras da Uefa não permitem que um clube mande jogos em estádios diferentes na mesma fase. Com isso, o clube catalão esperava já jogar o mata-mata da Champions League no Camp Nou.

Obras no Camp Nou avançam e estádio tem os primeiros assentos [https://s04.video.glbimg.com/x240/13152803.jpg]

— Por isso, as chances do time voltar ao Camp Nou nesta temporada são praticamente nulas, pelo menos na Europa. O estádio não está em boas condições e os regulamentos da Uefa exigem que se comuniquem com antecedência — publicou o Marca.

A previsão é que a partida de estreia, antes prevista para fevereiro, tenha 62 mil torcedores nas arquibancadas, dos 110 mil esperados quando a obra for finalizada. Fechado para reforma em junho do ano passado, o estádio só estará 100% pronto em 2026.

Desde o início da reforma, o Barcelona tem sediado as partidas como mandante no Estádio Olímpico de Montjuic. O último confronto no Camp Nou foi em maio de 2023, na vitória por 3 a 0 sobre o Mallorca, na 37ª rodada da LaLiga.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp