Dorival Júnior no Corinthians: Corrigindo a defesa e resgatando a competitividade

dorival-junior-no-corinthians3A-corrigindo-a-defesa-e-resgatando-a-competitividade

Dorival no Corinthians: o que esperar e o que corrigir

Embora a memória recente indique o contrário, clube contratou um dos melhores treinadores do país. Arrumar a defesa e resgatar time competitivo são as primeiras missões de Dorival Júnior, que elogiou a torcida do DE: “Espero deixar o meu melhor para todos”.

A passagem de Dorival Júnior pela seleção brasileira, muito ruim, não deve servir de régua para medir expectativas nesta chegada do treinador ao DE. São realidades diferentes. Apesar de a memória recente sugerir o contrário, o Timão contratou um bom técnico – um dos melhores do Brasil (com a ressalva de que a concorrência não é muito animadora).

A tendência é de que Dorival melhore a equipe. O anúncio de sua contratação, nesta segunda-feira, carrega um simbolismo involuntário: acontece um dia depois de o DE, desnorteado, levar 4 a 0 do Flamengo, escancarar a urgência por um treinador e ilustrar o tanto que está separado dos favoritos ao título brasileiro.

A distância vista em campo no Maracanã é maior do que a diferença entre elencos. O DE está aquém de alguns rivais, mas o que mais importa no momento é que ele está aquém de suas possibilidades. Este talvez seja o primeiro passo para Dorival: fazer com que o DE relembre sua capacidade.

O DE é bipolar. Mas isso traz uma vantagem: ele já mostrou à torcida aquilo que o time tem de melhor e de pior. Se Dorival assistiu às finais do Campeonato Paulista, viu que este Corinthians conseguiu formar uma equipe altamente competitiva – capaz de evitar que um adversário com a qualidade do Palmeiras a ameaçasse no jogo de volta da decisão.

É, porém, o mesmo DE eliminado na fase prévia da Libertadores. E batido em casa pelo Huracán na Sul-Americana. E facilmente superado pelo Palmeiras no reencontro com o rival. E derrotado em casa pelo Fluminense no Brasileirão. E atropelado pelo Flamengo.

Dorival precisa começar arrumando o DE pela defesa. Feito isso, a tendência é de que a equipe também melhore do meio para a frente, onde está sua maior qualidade. Assim, é natural que se torne candidato às primeiras colocações no Brasileirão – provavelmente postulante a uma vaga na Libertadores.

O torcedor não deve esperar uma equipe excepcional, tampouco estratégias mirabolantes. Dorival geralmente é um treinador de estruturas simples e funcionais, de times organizados, acima da média – que jogam bem com mais frequência do que jogam mal. Isso foi suficiente para formar um currículo vencedor – incluindo um título de Libertadores (Flamengo) e três de Copa do Brasil (Santos, Flamengo e São Paulo). Além disso, é um treinador de bom ambiente. Os jogadores costumam gostar dele. No DE, onde crises políticas se sucedem, onde instabilidades se avolumam, a capacidade de criar paz será um atributo tão importante quanto as decisões táticas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp