Dos 33 pacientes de Manaus transferidos para Goiás, 18 estão em UTI

Entre os 33 pacientes de Manaus transferidos para Goiás, 18 estão na Unidade de terapia intensiva (UTI), sendo dois deles em estado gravíssimo. Desde segunda-feira, 18, os pacientes estão internados no Hospital das Clínicas (HC), em Goiânia, e no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP).

Conforme o boletim médico publicado pelo HC, nove das 19 pessoas internadas na unidade estão em UTI em estado grave. Destes, quatro estão em ventilação mecânica invasiva e outros cinco em ventilação não invasiva. Os outros 10 pacientes estão em estado regular na enfermaria.

No HMAP, são 14 pessoas internadas.  Destes, nove estão na UTI e dois em estado gravíssimo e intubados, enquanto os outros sete  estão em estado grave e fazendo uso de grande quantidade de oxigênio. As outras cinco pessoas transferidas para o hospital estão internadas na enfermaria, sendo três em estado grave com possibilidade de transferência para a UTI.

Os pacientes foram transferidos para Goiás após a crise por falta de oxigênio em Manaus. Devido à explosão de casos de Covid no Amazonas, o estoque de oxigênio acabou em vários hospitais da capital no dia 14 de janeiro. Com isso, pacientes internados morreram por asfixia, de acordo com relatos de médicos.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp