Dos 33 pacientes de Manaus transferidos para Goiás, 18 estão em UTI

Entre os 33 pacientes de Manaus transferidos para Goiás, 18 estão na Unidade de terapia intensiva (UTI), sendo dois deles em estado gravíssimo. Desde segunda-feira, 18, os pacientes estão internados no Hospital das Clínicas (HC), em Goiânia, e no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP).

Conforme o boletim médico publicado pelo HC, nove das 19 pessoas internadas na unidade estão em UTI em estado grave. Destes, quatro estão em ventilação mecânica invasiva e outros cinco em ventilação não invasiva. Os outros 10 pacientes estão em estado regular na enfermaria.

No HMAP, são 14 pessoas internadas.  Destes, nove estão na UTI e dois em estado gravíssimo e intubados, enquanto os outros sete  estão em estado grave e fazendo uso de grande quantidade de oxigênio. As outras cinco pessoas transferidas para o hospital estão internadas na enfermaria, sendo três em estado grave com possibilidade de transferência para a UTI.

Os pacientes foram transferidos para Goiás após a crise por falta de oxigênio em Manaus. Devido à explosão de casos de Covid no Amazonas, o estoque de oxigênio acabou em vários hospitais da capital no dia 14 de janeiro. Com isso, pacientes internados morreram por asfixia, de acordo com relatos de médicos.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ponte TO-MA: Mais dois corpos são localizados após queda no Rio Tocantins

Na quarta-feira, 25, mergulhadores localizaram mais dois corpos de vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga o Maranhão ao Tocantins. As vítimas identificadas são Anisio Padilha Soares, de 43 anos, e Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos. Com essas localizações, o número de mortos na queda da ponte subiu para seis, enquanto onze pessoas ainda estão desaparecidas.

Desabamento

A ação foi realizada pelo Corpo de Bombeiros dos estados Maranhão, Tocantins e Pará, além da Marinha do Brasil. O desabamento ocorreu na tarde do último domingo, 22, na ponte localizada na BR-226, que conecta as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Durante o acidente, oito veículos caíram no Rio Tocantins, incluindo um carro de passeio, duas motos e ao menos quatro caminhões.

As buscas pelas vítimas foram retomadas na manhã da quarta-feira com o auxílio de botes e a participação de 29 mergulhadores. A visibilidade é pouca e a forte correnteza, somada à profundidade de cerca de 50 metros no local do acidente, complica o trabalho dos mergulhadores, que enfrentam grandes desafios na operação de resgate.

De acordo com o DNIT, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu, e a causa do colapso ainda está sendo investigada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp