Press "Enter" to skip to content

Dos 33 pacientes de Manaus transferidos para Goiás, 18 estão em UTI

Entre os 33 pacientes de Manaus transferidos para Goiás, 18 estão na Unidade de terapia intensiva (UTI), sendo dois deles em estado gravíssimo. Desde segunda-feira, 18, os pacientes estão internados no Hospital das Clínicas (HC), em Goiânia, e no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP).

Conforme o boletim médico publicado pelo HC, nove das 19 pessoas internadas na unidade estão em UTI em estado grave. Destes, quatro estão em ventilação mecânica invasiva e outros cinco em ventilação não invasiva. Os outros 10 pacientes estão em estado regular na enfermaria.

No HMAP, são 14 pessoas internadas.  Destes, nove estão na UTI e dois em estado gravíssimo e intubados, enquanto os outros sete  estão em estado grave e fazendo uso de grande quantidade de oxigênio. As outras cinco pessoas transferidas para o hospital estão internadas na enfermaria, sendo três em estado grave com possibilidade de transferência para a UTI.

Os pacientes foram transferidos para Goiás após a crise por falta de oxigênio em Manaus. Devido à explosão de casos de Covid no Amazonas, o estoque de oxigênio acabou em vários hospitais da capital no dia 14 de janeiro. Com isso, pacientes internados morreram por asfixia, de acordo com relatos de médicos.