Última atualização 17/03/2023 | 14:11
Neste sábado, 18, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) realiza o “Mutirão Mulher” no Conjunto Dona Iris 1, na Praça Central, em Trindade. Será ofertado atendimento jurídico gratuito, em comemoração ao Mês da Mulher, será das 8 às 17 horas, com distribuição de senhas até as 14 horas. A ação é destinada somente às pessoas que residem em Trindade.
Promovido pela DPE-GO, o evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Trindade, OAB-GO, o Conselho Tutelar em Trindade, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Associação Alegria de Viver, Instituição Elas Por Elas e UniGoyazes.
Serão oferecidos atendimentos e orientação jurídica gratuitos para reconhecimento de paternidade ou maternidade, divórcio, regularização de guarda, pensão alimentícia, retificação de registro civil, segunda via de certidão de nascimento, casamento ou óbito, gratuidade na emissão de RG e outros serviços. Para ser atendida a pessoa deve levar seus documentos pessoais, comprovante de renda, comprovante de endereço e documentação da demanda em questão.
Além dos atendimentos, também ocorrerão rodas de conversa e distribuídas de cartilhas sobre a temática de valorização à mulher e combate à violência doméstica. Para a defensora pública Débora Vidal, coordenadora do Núcleo Regional de Defensorias Públicas de Trindade e Inhumas, além das rodas de conversa, a própria oferta dos serviços itinerantes também são importantes para a autonomia da mulher.
“A regularização de uma pensão alimentícia, a efetivação de um divórcio ou o desfecho de um processo de guarda podem ser ferramentas essenciais para a saída da mulher do ciclo de violência. O acesso à justiça e a educação em direitos são muito importantes nesse processo”, afirma a defensora.