DRF de Goiânia autua caminhão com carga de sapatos sem nota fiscal

A Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Goiânia interceptou um caminhão de carga, transportando aproximadamente R$ 400 mil em mercadorias, quando o veículo realizava entrega em um depósito suspeito, localizado no setor Goiânia 2, na capital. O local não possuía identificação empresarial nem cadastro oficial.

Durante a abordagem, o proprietário do veículo apresentou documentação fiscal referente a apenas 60 unidades, dos 450 volumes transportados. Diante da irregularidade, o caminhão foi apreendido e levado ao pátio da Secretaria da Economia.

A carga foi aberta e verificada nesta terça-feira, 13. Após inspeção, foi aplicado um auto de infração de R$ 106 mil, incluindo ICMS e multa.

A operação fiscal de rotina verificou que o veículo vindo de Nova Serrana (MG) transportava mercadorias, principalmente calçados, destinados a diversos comerciantes em Goiânia e em cidades do interior, como Goiatuba, Itumbiara, além de municípios mineiros, incluindo Uberlândia.

A inspeção dos volumes revelou a presença de calçados, tênis esportivos de marcas renomadas, e sandálias que iam de modelos simples aos mais sofisticados. Para liberar as mercadorias, a empresa responsável deverá efetuar o pagamento ainda nesta terça-feira.

A operação contou com o apoio técnico da Secretaria da Economia, além da presença de auditores fiscais. O proprietário do caminhão e o advogado da empresa acompanharam a conferência da carga. A equipe atua no combate à evasão fiscal, operando em diversos bairros para impedir o trânsito de mercadorias sem a devida documentação fiscal e sem o pagamento do ICMS.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp