Press "Enter" to skip to content

“Droga Zumbi”: vídeo impressiona ao mostrar viciados nos Estados Unidos

Última atualização 23/09/2023 | 11:00

Um vídeo que revela os horrores de uma nova droga que tem assombrado os Estados Unidos viralizou nas redes sociais nesta semana, ao mostrar o comportamento de viciados na Filadélfia. Ao que tudo indica, as imagens foram registradas no bairro de Kensington, conhecido por ser um ponto crítico do comércio de drogas ao ar livre, enfrentando uma crise relacionada ao fentanil e à xilazina.

Nas imagens, os usuários ficam vagando e rolando pelo chão, como zumbis pelas ruas da cidade. A xilazina, originalmente um medicamento veterinário utilizado para sedar animais como cavalos e bois, agora é misturada a outras drogas letais, como o fentanil, pelos traficantes em busca de maiores lucros. Em abril, o governo dos Estados Unidos classificou essa substância como uma “ameaça emergente” para a saúde pública do país.

O fentanil, um opioide que é 50 vezes mais potente que a heroína, está ligado a dois terços das mortes por overdose nos EUA em 2022. No ano anterior, o país registrou um recorde de 109.680 óbitos relacionados ao uso excessivo de drogas. O consumo indiscriminado de xilazina é particularmente desafiador de tratar, uma vez que nunca foi aprovado para uso humano.

O Departamento de Saúde da Filadélfia e a Junta de Saúde emitiram um comunicado, afirmando que a xilazina teve um impacto devastador na cidade, resultando em um aumento das mortes por overdose, bem como ferimentos graves que podem levar à sepse e à amputação. Sarah Laurel, fundadora da organização Savage Sisters, revelou à “NPR” que o uso da droga aumentou nos últimos quatro anos e que agora eles enfrentam casos de úlceras graves, infecções e tecidos necróticos, levando à amputação.

De acordo com o “Financial Times“, autoridades americanas têm se esforçado para conter o tráfico de fentanil na fronteira com o México, ao sul do país. Esses esforços também visam combater a venda ilegal do medicamento veterinário, uma vez que as organizações criminosas que atuam na região estão envolvidas na mistura do remédio com entorpecentes já conhecidos pela população.

Assista ao vídeo: