Televisão aberta, gratuita e interativa é ‘principal propósito’ da TV 3.0, diz ministro das Comunicações
Frederico de Siqueira Filho afirmou que a grande meta é que até 2026 a tecnologia da TV 3.0 esteja disponível para a população, especialmente nos centros urbanos do país. O ministro das Comunicações ressaltou que a TV aberta interativa é o foco principal do projeto.
Durante uma entrevista à GloboNews, Frederico de Siqueira Filho comparou a TV 3.0 a um “enorme celular diante de você”. Nessa quarta-feira, o presidente Lula assinou o decreto que oficializa a TV 3.0, também chamada de DTV+ no Brasil.
“A infraestrutura de internet no Brasil está pronta para suportar essa nova tecnologia e oferecer televisão aberta, gratuita e interativa, que é o principal propósito do projeto como um todo”, destacou Siqueira Filho.
A TV 3.0 promete um acesso personalizado para cada usuário, permitindo que assistam ao capítulo da novela de seu interesse ou revejam um lance de futebol. A interatividade da TV também estará mais próxima dos anunciantes.
A expectativa é que até 2026 a tecnologia esteja presente na vida da população, principalmente nas áreas metropolitanas do país. Para os televisores antigos, será necessário um conversor que deverá ter um custo entre R$ 300 e R$ 350, conforme informou o ministro.
No entanto, a perspectiva é que os novos modelos de televisores já venham de fábrica com toda essa tecnologia integrada. As duas tecnologias, a atual e a futura, funcionarão em conjunto, com a migração completa estimada para até 15 anos.
DTV+: O NOVO NOME DA TV 3.0
A evolução da televisão tem sido marcada por diferentes etapas, como a TV 1.0 analógica em preto e branco, seguida pela TV 2.0 em cores e com acesso à internet. Agora, a TV 3.0 representa o próximo nível da televisão digital, prometendo mais interatividade, customização e qualidade de áudio e vídeo.
Em agosto de 2024, o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre anunciou que a TV 3.0 passaria a se chamar Digital Television+ (DTV+). Com a nova tecnologia, os espectadores poderão desfrutar de uma experiência televisiva mais imersiva e personalizada.