Afastado, Dudu foi liberado dos treinos do Cruzeiro, já que seu futuro no clube está incerto devido a conflitos internos. Seu contrato com o clube tem validade até dezembro de 2027. A decisão de liberar o atacante dos treinamentos foi tomada para resolver a situação.
Os jogadores do Cruzeiro tiveram uma folga na última segunda-feira, após a vitória sobre o Vasco no domingo. Eles se reapresentarão nesta terça-feira para começar a preparação para o confronto com o Vila Nova-GO, pela Copa do Brasil, na quinta-feira. A liberação de Dudu dos treinos foi divulgada pelo site Central da Toca e confirmada pela Itatiaia.
A diretoria do Cruzeiro se reunirá com o estafe de Dudu para definir o futuro do jogador. Seu contrato com o clube vai até dezembro de 2027 e sua multa rescisória é superior a R$ 60 milhões. O presidente do Cruzeiro SAF, Pedro Lourenço, indicou que Dudu deixará o clube durante uma conversa com torcedores em Uberlândia.
Dudu foi afastado do elenco após a derrota para o Palestino no Chile pela Copa Sul-Americana. Ele expressou surpresa por ter sido barrado pelo técnico Leonardo Jardim. Desde então, ficou como opção no banco de reservas. A decisão de afastamento foi tomada para resolver a situação do jogador no clube.
Após o retorno do Chile, Dudu voltou a Belo Horizonte por orientação da comissão técnica e da diretoria. Ele deve se reunir com a diretoria do Cruzeiro nesta segunda-feira para discutir seu futuro no clube. A situação do atacante permanece incerta, mas a expectativa é de que uma decisão seja tomada em breve.