Dupla é presa com explosivos com alto poder de destruição, em Senador Canedo

Um homem e uma mulher foram detidos na madrugada deste domingo, 20, com bananas de dinamite, em Senador Canedo. Os artefatos explosivos foram encontrados durante uma abordagem policial de rotina, próximo à unidade prisional da cidade. Segundo a Polícia Militar (PM), uma das hipóteses é que os explosivos seriam usados para detonar o muro da penitenciária. Outra possibilidade seria a explosão de caixas eletrônicos.

Os detidos também estavam com lanternas e barras de ferro que poderiam auxiliar na implantação das bombas. Segundo informações da PM, os explosivos tem grande poder de destruição e seriam capazes de explodir uma agência bancária inteira.

O Batalhão de Operações Especiais (Bope), foi acionado para realizar a detonação controlada dos explosivos. A dupla, que já possuía ficha criminal por roubo, furto, tráfico e receptação, foi presa em flagrante e autuada por posse de artefatos explosivos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Trabalhadores são resgatado em obra da BYD por condições análogas à escravidão

Resgate de 163 Trabalhadores na BYD em Camaçari por Condições Análogas à Escravidão

Na desta segunda-feira. 23, uma força-tarefa composta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) resgatou 163 operários da construtora terceirizada Jinjang, que trabalhavam na planta da BYD em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, Bahia.

Os trabalhadores foram encontrados em condições análogas à escravidão, com alojamentos precários e falta de infraestrutura básica. Os alojamentos tinham camas sem colchões e apenas um banheiro para cada 31 pessoas. Essas condições impediam o descanso adequado, contribuindo para acidentes de trabalho devido ao cansaço e sonolência.

A força-tarefa interditou os alojamentos e trechos do canteiro de obras, proibindo os trabalhadores de continuar suas atividades até a regularização das condições de trabalho. Uma audiência virtual conjunta do MPT e MTE foi agendada para o dia 26 de dezembro para discutir as providências necessárias para garantir condições mínimas de alojamento e regularizar as irregularidades detectadas.

A inspeção, iniciada em meados de novembro, identificou quatro principais alojamentos, dois localizados na Rua Colorado e dois na Rua Umbus, no município de Camaçari. A BYD e a Jinjang foram notificadas e devem apresentar as medidas necessárias para garantir as condições de trabalho adequadas.

A BYD anunciou que já rescindiu o contrato com a empresa terceirizada após o resgate dos trabalhadores.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp