Homem é preso com mais de 1,7 mil vídeos de exploração sexual infantojuvenil em SC
Além de armazenar e compartilhar arquivos com as cenas de crimes, um dos investigados também estaria envolvido na produção do tipo de conteúdo, segundo o MP.
Dupla é presa com mais de 1,7 mil vídeos de exploração sexual infantojuvenil em SC
Um homem foi preso suspeito de armazenar mais de 1,7 mil vídeos com material de exploração sexual infantojuvenil em Santa Catarina. Os materiais foram encontrados em Brusque, no Vale do Itajaí, em uma operação do Ministério Público (MP) nesta terça-feira (24).
A ação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e foi batizada de ‘Vigilans’. No total, os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão em duas cidades da região.
A investigação teve início após a Polícia Federal encaminhar informações sobre os investigados ao MP. Durante a apuração, constatou-se que, além de armazenar e compartilhar arquivos com as cenas de crimes, um dos investigados também estaria envolvido na produção do tipo de conteúdo.
Agentes localizaram mais de 1,7 mil vídeos contendo material de exploração sexual infantil. Todo o material encontrado nos endereços ligados aos suspeitos será submetido à perícia especializada para auxiliar nas investigações.
A ação foi feita em apoio à 3ª Promotoria de Justiça de Brusque e à 2ª Promotoria de Justiça de Ituporanga. A investigação tramita em sigilo e, assim que houver publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas, informou o MP.
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, as denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes aumentaram 195% nos últimos quatro anos. O número de casos no Brasil recebidos pelo Disque 100 saltou de 6.380, em 2020, para 18.826 em 2024.
São mais de 115 mil vítimas por ano, segundo o Atlas da Violência 2025, divulgado nesta semana pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.




