Duplicação da Serra das Araras: avanços e benefícios para o tráfego entre Rio e São Paulo

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As obras na Serra das Araras completaram um ano e já atingiram 25% de execução. Com um investimento de R$ 1,5 bilhão, o objetivo principal é aumentar o número de faixas na principal ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo. O primeiro dos 24 novos viadutos previstos no novo traçado da serra será inaugurado em maio, um mês antes do previsto. Este novo viaduto, localizado na altura de Paracambi, terá 50 metros e será importante para o avanço das obras.

A previsão é de que, ao final das intervenções, em 2028 no sentido São Paulo e em 2029 na descida para o Rio, a Serra das Araras conte com quatro faixas e acostamentos nos dois lados. Isso permitirá a redução do tempo de viagem em 25% na subida e 50% na descida da serra. A diretora-presidente da CCR RioSP, Carla Fornasaro, destaca a importância de um planejamento e dedicação das equipes para criar uma serra mais moderna e eficiente para o fluxo de veículos.

O engenheiro responsável pela obra, Virgilius Morais, explica que os novos viadutos têm o objetivo de reduzir a sinuosidade da pista, evitando muitos aclives e declives. Além disso, contribuem para um menor impacto ambiental, preservando a vegetação e as nascentes da região. O traçado atual da Serra das Araras é de 1928 e não comporta o volume atual de veículos, sendo necessário a duplicação da pista para garantir a segurança dos usuários.

Com a duplicação, espera-se resolver os problemas de acidentes frequentes na região, principalmente envolvendo caminhões. A empresária Nicole Gois e o empresário Fabiano Oliveira, que são frequentadores da via, relatam a tensão e os perigos enfrentados ao cruzar a serra. A falta de áreas de escape e de pontos seguros de ultrapassagem tornam a viagem estressante e perigosa.

As explosões para implodir as rochas e ampliar as faixas acontecem somente no sentido de subida, já que as pistas em direção ao Rio serão desativadas ao final das obras. O planejamento inclui fechamentos temporários do tráfego para garantir a segurança da operação. Mais de 2 mil trabalhadores atuam em 25 frentes de trabalho, e a previsão é de criar mais 3 mil postos de trabalho até 2029. Todo o material retirado das rochas está sendo reaproveitado na obra, seguindo princípios sustentáveis.

A conclusão das obras na Serra das Araras trará benefícios não só para o fluxo de veículos, mas também para a economia local. A criação de um espaço para os comerciantes de frutas à beira da estrada está prevista, visando melhorar a integração com a comunidade. Com um olhar para o futuro, as melhorias na serra serão fundamentais para garantir a segurança e fluidez no trânsito para quem utiliza essa importante ligação entre dois dos maiores centros urbanos do Brasil.

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