Press "Enter" to skip to content

Durante posse de dirigentes do TJ, Caiado reforça diálogo com Poder Judiciário

O governador Ronaldo Caiado destacou, na manhã desta quarta-feira, 1º, durante solenidade de posse da nova diretoria do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), que a gestão do Estado é “exemplo para o país” em função do compartilhamento de ideias entre os Poderes para a tomada de decisões.

“Enquanto eu estiver à frente do governo, minha maneira de agir será, em todas as decisões, fazer questão de que todos os presidentes de Poderes e órgãos independentes estejam presentes. Já é uma realidade. Jamais os excluiria de estar ao meu lado nos debates. Isso traz uma proximidade e, ao mesmo, uma força maior para que as ações sejam concretizadas”, afirmou o chefe do Executivo.

A cerimônia realizada no plenário do Tribunal empossou os desembargadores Carlos França, Amaral Wilson de Oliveira e Leandro Crispim, nos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça, respectivamente, para atuação durante o biênio 2023-2025.

À frente do TJ-GO nos últimos dois anos, o desembargador Carlos Alberto França foi o primeiro presidente eleito no Tribunal de Justiça que não estava no topo da lista de antiguidade. Para o segundo período, França foi escolhido pela maioria absoluta durante votação realizada em abril do ano passado.

“A reeleição foi uma bondade dos colegas do Tribunal, mas certamente também um reconhecimento do que foi feito para a sociedade. Com muita humildade, recebo essa missão e vamos avançar”, declarou o recém-empossado chefe do Judiciário goiano. Ele destacou que a meta da gestão será dar celeridade e eficiência à prestação jurisdicional.

Currículo

Natural de Campina Verde (MG), Carlos França formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1989 e, no ano seguinte, 1990, ingressou na magistratura goiana. Passou pelas comarcas de Alto Paraíso, Planaltina de Goiás, Formosa e Goiânia, além de ter respondido por algumas comarcas do Nordeste goiano.

Em 2010, foi promovido por merecimento ao cargo de desembargador do TJ-GO. Integrou também o Conselho Superior da Magistratura e foi presidente da 2ª Câmara Cível. Além disso, em janeiro deste ano foi empossado como presidente do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre).

Acompanharam a solenidade no Plenário do TJ-GO o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela; o desembargador João Waldeck Félix de Sousa, que discursou em saudação aos empossados; além de representantes do Poder Legislativo estadual, de Executivos municipais, do Judiciário goiano, da Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério Público.