Início da trégua de quatro dias entre Hamas e Israel é adiado

Início da vigência do acordo de paz entre Hamas e Israel é adiado

Foi adiado, na manhã desta quinta-feira, 23, o acordo de trégua entre o governo de Israel e o grupo terrorista Hamas. Mediado pelo Catar, a entrada em vigor dos termos do acordo adiou a liberação de reféns em Gaza e de prisioneiros palestinos em Israel

A suspensão está prevista para durar até esta sexta-feira, 24, quando está marcado o início dos quatro dias de trégua. Segundo o RTP, o adiamento ocorre devido ao fato do grupo Hamas não ter rubricado o documento de que trata do acordo. 

O acordo inclui uma trégua de quatro dias na Faixa de Gaza e a troca de reféns israelense do grupo terrorista. A medida foi, inclusive, comemorada nas ruas de Ramallah, na Cisjordânia, com pedido especial para preservação da vida dos profissionais de saúde. 

Devido à incerteza de quando inicia a trégua, o governo de Israel permanece atacando postos do Hamas e bombardeando a Faixa de Gaza. De acordo com o porta-voz militar do Exército israelense, eles continuam atacando postos subterrâneos e alvos terroristas na zona da Jabalia, localizada na região norte de Gaza.  

O Exército de Israel utiliza drones e carros de combate para “eliminar várias células” do grupo terrorista Hamas também na região da Jabalia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp