É aprovada a legalidade do projeto de lei que aumenta salários de prefeito, vice, vereadores e secretários em Goiânia

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Vereadores de Goiânia aprovou, na manhã desta quarta-feira, 9, a legalidade do projeto que prevê o aumento dos salários para os cargos de prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais.

Os parlamentares acataram o relatório do vereador Wellington Peixoto, que votou pela legalidade do texto. O projeto em questão é de autoria do vereador Milton Mercez, do Patriota, que não se candidatou à reeleição em 2020.

A pauta deve ser discutida nesta quinta-feira, 10, no plenário da câmara. O futuro prefeito teria o salário acrescido em 39,47%, enquanto os secretários teriam aumento de 21,59% e os vereadores de 21,47%. O vice teria 4,6% de acréscimo no subsídio.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Parlamentares de Taiwan protagonizam briga e fazem barricada durante sessão

Na sexta-feira, 20, uma discussão acirrada entre parlamentares de Taiwan tomou conta do parlamento. O principal partido de oposição, o Kuomintang (KMT), e seus aliados pressionaram por novos projetos de lei, incluindo propostas para aumentar o controle sobre a divulgação de informações orçamentárias de autoridades eleitas e mudanças no tribunal constitucional.

A situação ficou tensa quando legisladores do KMT tentaram bloquear a entrada do parlamento com cadeiras, enquanto os membros do Partido Progressista Democrático (DPP) tentavam acessar a Câmara. A troca de acusações e a confusão aumentaram, e objetos foram jogados no plenário.

O DPP argumentou que as mudanças no tribunal constitucional poderiam comprometer a integridade da Constituição de Taiwan, dificultando a capacidade dos juízes de contestar a legislação.

Do lado de fora do parlamento, milhares de manifestantes, contrários às propostas da oposição, se reuniram, preocupados com os impactos na democracia do país.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp