Press "Enter" to skip to content

“É um massacre”, diz um dos repatriados sobre o conflito na Faixa de Gaza

Última atualização 14/11/2023 | 10:33

Hasan Rabee, de 30 anos, é um dos repatriados que chegaram ao Brasil na noite desta segunda-feira, 13. Em solo brasileiro, ele falou sobre o conflito no Oriente Médio e definiu o confronto como um massacre. Hasan foi para a Faixa de Gaza para um casamento, mas foi preso quando iniciou o conflito entre o grupo terrorista Hamas e o governo de Israel.

“O que está acontecendo lá, na verdade, é um massacre. Difícil para todos vocês entenderem o que a gente passa lá, as bombas caindo por todo lado. As minhas filhas ficaram muito chocadas lá”, contou Hasan que registrou em vídeo diversos momentos de aflição para sair de Gaza.

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Justiça, Flávio Dino, estiveram no evento de recepção dos repatriados nesta segunda, 13. Na ocasião, Hasan contou como teve que lidar com a situação.  “A gente ficou lá por 37 dias. A gente até passou fome, passou sede. A gente começou a ficar mentindo [para as filhas], falava que esses ataques eram bombas, explosões de festas e aniversários, mas a gente não conseguiu segurar por muito tempo”, relata.

Hasan era um dos 32 brasileiros e familiares que embarcaram no aeroporto internacional de Cairo, na manhã desta segunda, 13, e chegaram ao solo brasileiro no final da noite. Segundo o Itamaraty, os 32 brasileiros foram autorizados a deixar Gaza em uma lista divulgada na última quinta-feira, 9. Mas ainda há um segundo grupo com cerca de 40 pessoas na região esperando a autorização na próxima lista.