Press "Enter" to skip to content

Economia esclarece regras para pagamento de IPVA 2023 em atraso

Última atualização 15/12/2023 | 09:48

Cerca de 600 mil veículos em Goiás foram atuados por não terem quitado o IPVA de 2023, com dívida estimada em R$ 636 milhões. Esses proprietários podem parcelar o imposto em seis vezes e obter desconto de até 30% na multa, se aproveitarem a “janela de oportunidades” da Secretaria da Economia.

“A janela de oportunidade abre-se hoje (14/12) para o proprietário de placas com finais 1 e 2, pois o vencimento do IPVA para eles ocorreu em setembro. A secretaria tem 90 dias, a partir do vencimento, para adotar o parcelamento e daí inscrever o débito na dívida ativa. Eles podem combinar o parcelamento com o desconto padrão, previsto em lei ”, esclarece o superintendente de Recuperação de Créditos da Secretaria da Economia, Fabiano Gomes de Paula.

Para outros finais de placas (de 3 a 0), cuja data para pagar o IPVA 2023 venceu em outubro, o prazo para fazer o parcelamento será em janeiro de 2024. A partir da inscrição na dívida ativa, o desconto para o pagamento da multa do IPVA atrasado será menor: de 25%.

COMO REGULARIZAR O IPVA 2023 EM ATRASO

Para regularizar a situação com a Receita Estadual, basta acessar o serviço e-Parcelamento no site da Economia, que possibilita o pagamento da dívida em parcelas ou à vista.

O e-Parcelamento é totalmente virtual e oferece opções como: consulta de débitos; simulação do parcelamento; emissão de parcelas existentes e do documento de arrecadação para quem optar por pagamento à vista.

A Secretaria da Economia também disponibiliza um vídeo-tutorial sobre como utilizar o sistema. Para acessar, clique aqui

PARCELAMENTO

No momento, a opção de parcelamento está disponível apenas para finais 1 e 2, no caso do IPVA 2023, e para todos os finais de placa quando o imposto atrasado é de anos anteriores. Para os proprietários de veículos com finais 3 a 0 que ainda não pagaram o tributo do exercício 2023, o parcelamento será liberado a partir de janeiro de 2024.