Press "Enter" to skip to content

Economia goiana cresce 6,04% em setembro e supera média nacional

Última atualização 26/11/2023 | 18:05

Goiás obteve o aumento de 6,04% no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O avanço, medido pelo Banco Central confirma pesquisas internas do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) e coloca o estado na segunda posição nacional, ficando atrás apenas do Paraná. Goiás também superou a média brasileira que foi de 2,8% neste indicador.

A análise do Banco Central, com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que no acumulado dos últimos 12 meses a economia em Goiás cresceu 4,3%, alcançando o terceiro lugar entre os demais estados. O índice do país foi de 2,5%.

Na variação interanual, comparação entre setembro deste ano com o mesmo mês de 2022, o estado obteve crescimento de 3,2%, ocupando a 5ª posição no ranking nacional. Neste mesmo indicador, o crescimento no Brasil foi de apenas 0,3%.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, analisa o crescimento da economia em Goiás. “O índice medido em setembro, novamente, está acima da média nacional e mostra que Goiás vem obtendo um crescimento contínuo. A gestão permanece empenhada em promover ações de fomento à economia e manutenção desse cenário próspero”, destaca Adriano.

“O resultado do IBCR segue surpreendendo. O crescimento acumulado superior a 6% se soma os recordes de ocupação e evolução da renda do trabalho, registrados na pesquisa do IBGE. Os cenários mais otimistas para o fechamento da atividade econômica de Goiás vêm ganhando forma”, enfatiza o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo.